Possíveis candidatos ao governo do PR destacam propostas para PG | aRede
PUBLICIDADE

Possíveis candidatos ao governo do PR destacam propostas para PG

Em alusão ao aniversário de 202 anos da cidade de Ponta Grossa, o Portal aRede e o Jornal da Manhã coletaram declarações de lideranças que hoje são os principais postulantes a concorrer ao governo estadual nas eleições 2026

Na imagem: Guto Silva, secretário de Cidades; Alexandre Curi, deputado estadual (PSD); Sergio Moro, senador (União Brasil); e Rafael Greca, secretário da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável
Na imagem: Guto Silva, secretário de Cidades; Alexandre Curi, deputado estadual (PSD); Sergio Moro, senador (União Brasil); e Rafael Greca, secretário da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável -

Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A cidade de Ponta Grossa celebra 202 anos de história, desenvolvimento e trabalho. Com cerca de 200 mil eleitores, é um dos principais colégios eleitorais do Paraná. Em 2026, o estado viverá um momento chave de sua política, e Ponta Grossa será determinante nesta história. Após o cumprimento de dois mandados, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) deixará o cargo de líder do estado, cedendo o comando do Palácio do Iguaçu a um novo nome a partir de 2027. Por conta desta grande mudança, a população parananense vive ansiedade para descobrir os futuros nomes dos pré-candidatos que irão disputar a corrida eleitoral a fim de administrar a 4ª principal unidade federativa do Brasil. 

O Grupo aRede coletou declarações dos nomes que hoje são os principais postulantes a concorrer pelo título de Governador do Paraná: Sergio Moro (União Brasil), senador federal pelo Paraná; Alexandre Curi (PSD), deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep); Rafael Greca, secretário da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), e Guto Silva, secretário da Secretária de Estado das Cidades (Secid). Confira abaixo as declarações dos postulantes ao Governo do Estado do Paraná sobre os 202 anos da cidade de Ponta Grossa e os futuros projetos para a cidade que devem ser desenvolvidos caso um destes nomes assuma como governador do Paraná:

Guto Silva: Ponta Grossa é um dos pilares estratégicos do desenvolvimento do Paraná. A cidade se destaca pela sua força industrial, pela logística privilegiada e pela capacidade de inovação. [...] Se consolida como uma locomotiva econômica dos Campos Gerais e do Paraná e que se reflete no número de grandes empresas que escolheram o município para montar sua base. [...] Nos últimos anos, vivenciou um virtuoso de crescimento. [...] O Governo do Estado enxerga a região dos Campos Gerais em posição diferenciada, exigindo outro patamar de investimento: a logística e a infraestrutura são essenciais não somente para nossa produção agrícola e industrial, mas também para a qualidade de vida da população. Seja quem assumir o Governo do Estado em 2027, Ponta Grossa deve continuar tendo papel central no plano de desenvolvimento do Paraná, seguindo as diretrizes que o governador Carlos Massa Ratinho Junior tem estabelecido. A principal pauta será a consolidação do município como polo logístico e tecnológico. Vamos investir em infraestrutura de transporte, ampliar a capacidade de atração de empresas e fomentar a inovação por meio de parcerias com universidades e centros de pesquisa [...] Também será prioridade a melhoria da qualidade de vida, com foco em habitação, educação e saúde. 

“Ponta Grossa se consolida como uma locomotiva econômica dos Campos Gerais e do Paraná. Isso reflete no número de grandes empresas que escolheram o município para montar sua base.”
“Ponta Grossa se consolida como uma locomotiva econômica dos Campos Gerais e do Paraná. Isso reflete no número de grandes empresas que escolheram o município para montar sua base.” |  Foto: Divulgação.
  

Alexandre Curi: Com muita alegria sou Cidadão Honorário de Ponta Grossa. [...] Nos seus 202 anos de história, Ponta Grossa sempre foi uma referência para o Paraná, seja na política, seja na economia. Nos últimos anos, a cidade cresceu e se transformou em um polo industrial cada dia mais relevante e exemplar. Se o Paraná tem hoje o maior crescimento econômico do Brasil e o maior crescimento industrial do País, isso se deve, na maioria, ao que se faz em Ponta Grossa. A cidade construiu uma história rica e sempre deu grande contribuição ao desenvolvimento paranaense. [...] Sou municipalista, conheço os 399 municípios paranaenses e sei que as demandas são diferentes em cada região. Por isso, estamos ouvindo os paranaenses de todas as partes, para construir junto com a sociedade as soluções para as necessidades locais. Sempre digo que a candidatura ao governo não pode ser um projeto individual: precisa ser uma construção coletiva. É assim também com a elaboração de um plano de governo, que deve ser estruturado e ouvido por quem vive nas cidades e regiões, porque são essas pessoas que sabem o que precisa ser feito. Não sou adepto de discursos inflamados e cheios de promessas. Minha prioridade são as políticas públicas que ajudem a melhorar a vida dos paranaenses. Acredito ser isso que a população espera de quem está na vida pública.

“Se o Paraná tem hoje o maior crescimento econômico do Brasil e o maior crescimento industrial do país, isso se deve, em grande parte, ao que se faz em Ponta Grossa.”
“Se o Paraná tem hoje o maior crescimento econômico do Brasil e o maior crescimento industrial do país, isso se deve, em grande parte, ao que se faz em Ponta Grossa.” |  Foto: Valdir Amaral/Alep.
  

Sergio Moro: A cidade de Ponta Grossa o quarto maior município do Paraná em número de habitantes, com cerca de 350 mil populares. Nos últimos anos, tem crescido de maneira expressiva, especialmente seu parque industrial, que demonstra grande desenvolvimento. Os investidores que estão em busca de grande local para aplicar os seus investimentos estão de olho na cidade pela sua localização geográfica estratégica no estado e especialmente na qualidade da população ponta-grossense e da sua grande força de trabalho que move o município para o futuro. A prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) faz um grande trabalho como Líder do Legislativo e isso tem contribuído para atrair investimentos significativos diariamente na cidade. Ponta Grossa sempre terá minha atenção e meu carinho. É a cidade de meus pais e que acompanhei o seu crescimento na minha infância e adolescência quando vinha para cá visitar meus os parentes. Apesar do sucesso que a cidade apresenta, principalmente com relação aos investimentos recentes, há desafios importantes a serem enfrentados, principalmente nas áreas de logística e infraestrutura que devem receber grande atenção para que o crescimento da cidade não sofra um estrangulamento em seu futuro. Ademais, queremos ter em Ponta Grossa, mas também todo o estados do Paraná a melhor educação, a melhor saúde e a melhor segurança de todo o País.

“PG tem crescido de maneira expressiva, especialmente seu parque industrial. Chama atenção por sua localização estratégica e especialmente na qualidade da população e da sua força de trabalho.”
“PG tem crescido de maneira expressiva, especialmente seu parque industrial. Chama atenção por sua localização estratégica e especialmente na qualidade da população e da sua força de trabalho.” |  Foto: Arquivo/aRede.
  

Rafael Greca: A cidade de Ponta Grossa é uma encruzilhada de caminhos. [..] ela é parte da nossa identidade. É também o orgulho de possuir a beleza arenítica de Vila Velha, a proximidade com a Escarpa Devoniana. [...] Vejo em Ponta Grossa um grande futuro de urbanismo, inclusive pela visão da atual de fazer um acordo com alguma agência internacional de desenvolvimento para, usando a capacidade que o município possui, criar um grande futuro por um belo passado. A chegada de muitas indústrias. Do perfil econômico, a conversão das estruturas sociais e urbanas, a ideia da descarbonização, a ideia da ecologia, faz de Ponta Grossa um belo cenário por um grande e futuro urbanismo. A principal pauta para o Paraná inteiro é o desenvolvimento humano, segurança alimentar e nutricional e, ao mesmo tempo, a descarbonização, seja pela substituição dos motores com combustível e fóssil, seja adoção de motores a biometano ou a bioenergias, mas sempre com muita participação de energia solar e mais do que isso, tudo muito ligado ao humanismo. O Paraná é uma terra de todas as gentes, o Paraná é uma pátria de homens livres, o Paraná é uma pátria de justiça social. Esse Paraná jamais comportaria qualquer atitude totalitária ou qualquer atitude de incompreensão com os direitos humanos e com o bem que é desejável a toda a gente brasileira. 

“Ponta Grossa é porte da nossa identidade. O perfil econômico e a conversão das estruturas sociais e urbanas faz de Ponta Grossa um belo cenário por um grande e futuro urbanismo.”
“Ponta Grossa é porte da nossa identidade. O perfil econômico e a conversão das estruturas sociais e urbanas faz de Ponta Grossa um belo cenário por um grande e futuro urbanismo.” |  Foto: Divulgação.
  
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right