Dom Bruno preside Páscoa dos Militares em Ponta Grossa
Celebração anual, que remonta aos veteranos da Segunda Guerra, reuniu forças de segurança e armadas na Catedral Sant'Ana
Publicado: 25/08/2025, 15:01

A Catedral Sant'Ana acolheu, na última sexta-feira (22), a celebração anual da Páscoa dos Militares presidida pelo bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari, a missa reuniu efetivos das Forças Armadas e forças de segurança em um evento que remonta aos veteranos da Segunda Guerra Mundial.
A celebração foi concelebrada pelos padres Claudemir Nascimento Leal, Mateus Taneguti, Adriano Zaranski e Edvino Sicuro. Estiveram presentes integrantes do Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld), 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB), 3º Regimento de Carros de Combate (3º RCC), Esquadrão de Comando (Esqd Cmdo) e 25º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado (25º Pel PE Mec), além de representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.
Em sua homilia, Dom Bruno dirigiu-se aos militares com duas exortações centrais. “Contem sempre com nossas orações e cultivem no coração o Temor a Deus. O Temor a Deus faz a pessoa diferente”, disse. E acrescentou: “Outra referência que sempre vocês vão me ouvir dizendo: cuidado com a família. A família é sempre aquele ambiente que traz tranquilidade, que traz alegria dentro da casa. Deus pode realizar grandes coisas por mim e por você”.
A solenidade, que contou com a execução musical da Banda do 13º Batalhão de Infantaria Blindado e do coral infantojuvenil dos Arautos do Evangelho, tem suas raízes em um profundo sentimento de gratidão e memória. Conforme a narrativa apresentada durante o evento, a origem da Páscoa dos Militares nasceu no desejo dos Pracinhas ao retornarem da campanha militar da 2ª Guerra Mundial, quando, na Itália, se viram impedidos de celebrar a Páscoa da Ressurreição no dia exato, domingo de Páscoa. Ao voltar, antes de se separarem, eles quiseram celebrar a Páscoa de Jesus e a vitória de Jesus sobre a morte, com o consentimento da Igreja Católica.
O general da 5ª Bda C Bld, Fábio Cordeiro Pacheco, reforçou o significado duplo da data. “Essa celebração tem sentido exatamente como a presença de todos, e felizes nós somos porque nós conseguimos celebrar a ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo de maneira concomitante com as celebrações da Semana do Soldado”, afirmou. “Todos nós aqui presentes somos soldados de Deus, indubitavelmente. E todos os dias nós atendemos a Sua Obra através do nosso trabalho, da forma como nós nos dedicamos à população.
Com informações de: Diocese de Ponta Grossa.