APAEs do Paraná se mobilizam contra ação que propõe fim das escolas especializadas
Caminhada em defesa do direito da escolha da modalidade de ensino acontece nesta quarta-feira, em PG
Publicado: 16/08/2025, 14:58

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Paraná estão organizando uma mobilização contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, que propõe a extinção das escolas especializadas para pessoas com deficiência no Estado e está atualmente em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF).
Esta modalidade de ensino especial só existe no Paraná e, caso a ADI seja aprovada, os alunos com deficiência ou necessidades especiais serão obrigatoriamente matriculados em escolas comuns. Para Lídia Silvano, diretora da escola Raio de Sol, da APAE de Carambeí, tirar o direito da escolha entre ensino regular e ensino especializado deve prejudicar principalmente o processo de aprendizagem das pessoas com deficiência. "Nossas escolas existem porque entendemos que, devido a algumas especificidades, principalmente dos alunos com deficiências intelectuais, eles serão muito prejudicados no sistema educacional comum", diz.
Segundo informações apuradas pelo Portal aRede, cada município de atendimento das APAEs estará fazendo uma ação em prol da visibilidade da situação, "Queremos que esse assunto chegue em Brasília para mostrar que o Paraná se mobilizou. Estaremos distribuindo adesivos com a hashtag #EuApoioAsEscolasEspecializadas, promovendo caminhadas, palestras", afirma a diretora.
Josneide Panazollo, diretora da APAE de Ponta Grossa divulga a Caminhada em Defesa das Escolas Especializadas contra a ADI 7796, no dia 20 de agosto, próxima quarta-feira, às 8h30, com saída na Praça Barão de Guaraúna até o Parque Ambiental. "Pais, educadores, familiares e comunidade unidos contra a ADI 7796, que tramita no STF e ameaça o direito ao ensino ofertado pelas Escolas Especializadas no Paraná. Convidamos todas as Escolas Especializadas de Ponta Grossa e todos que puderem participar dessa mobilização", convoca a instituição ponta-grossense.