Transporte coletivo de PG pode paralisar na próxima semana; entenda
Sindicato pede alterações nos horários das linhas; Prefeitura e VCG se manifestam
Publicado: 15/08/2025, 17:23

O transporte coletivo de Ponta Grossa pode paralisar a partir da próxima segunda-feira (17). Segundo Luiz Carlos de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sintropas), está acontecendo uma luta entre os trabalhadores do transporte público, a empresa VCG e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa há mais de 90 dias. "Aguardamos soluções dos problemas do transporte coletivo em relação aos horários que são impossíveis de serem cumpridos em muitas linhas e trechos. Isto põe em risco a vida dos usuários e trabalhadores que, com muito estresse, correm atrás do relógio. Muitos não têm tempo de usar o banheiro. É ultrajante a situação em que os motoristas estão passando por conta do horário reduzido das viagens", afirma o presidente do sindicato.
Ainda, de acordo com Luiz, tais condições estão refletindo em acidentes de trânsito. "É perigoso para os motoristas e usuários. Vocês têm visto muitos acidentes e, consequentemente, trabalhadores sendo demitidos, portanto, a partir de segunda-feira poderão ocorrer paralisações a qualquer momento no transporte coletivo, até que a prefeitura realize a alteração dos horários. O Sintropas vai, sim, realizar paradas ao longo do dia, se o poder concedente não resolver o problema. Pediram para aguardarmos. Nós esperamos, e nada aconteceu", diz.
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa fez um pronunciamento em nota, justificando que o problema está sendo verificado pelo Departamento de Transportes. "Diariamente há a verificação do cumprimento das escalas, com um dos principais objetivos sendo a identificação de atrasos contínuos em linhas. Tais ocorrências sinalizam a necessidade de alterações nos horários, uma demanda que também pode ser apontada por profissionais da concessionária. É crucial entender que qualquer alteração de horários é resultado de um estudo aprofundado. Não se trata simplesmente de “aumentar” o tempo entre as viagens, pois a mudança em uma única linha pode impactar diretamente outras do sistema. Além disso, sempre que há um aumento no trajeto das linhas, é evidente que também há um ajuste no prazo para o cumprimento da escala", afirma a Prefeitura através da assessoria.
A resposta da Prefeitura também considerou as alterações que acontecem no município, com necessidade de remodelação entre as escalas de novas linhas recentemente liberadas. "O Departamento também monitora se os motoristas estão trafegando em velocidade acima da média praticada no transporte coletivo, o que é um sinal claro da necessidade de uma alteração na escala. Também é fundamental levar em conta as alterações modais que ocorrem no Município. Como exemplo prático, hoje, uma das linhas com maior dificuldade de cumprimento de escala está sendo redesenhada, para posterior implantação, em virtude da recente liberação da ligação entre a Vila Cipa e o Campo Bello. Essa readequação não apenas proporcionará uma melhor qualidade no atendimento aos usuários, mas também terá um impacto direto no cumprimento das escalas e na fluidez do trânsito na região", esclarece em nota.
A assessoria de comunicação da VCG foi contatada pelo Portal aRede e, como retorno, foi informado que o órgão está trabalhando em alinhamento com a Prefeitura. "O que podemos dizer é que estamos trabalhado com a PMPG alguns ajustes para os próximos dias e que não há razão para uma parada, uma vez que medidas estão sendo tomadas", afirma.