Acipg defende apuração rigorosa sobre denúncia contra vereador Erick | aRede
PUBLICIDADE

Acipg defende apuração rigorosa sobre denúncia contra vereador Erick

Em nota, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa reforçou que ‘e defende ativamente a participação feminina nos espaços de decisão’

Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa emitiu uma nota após o caso
Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa emitiu uma nota após o caso -

João Victor

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após o episódio envolvendo a secretária municipal de Família e Desenvolvimento Social de Ponta Grossa, Camila Sanches e o vereador Erick Camargo (PV), por violência política de gênero, na câmara da cidade, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), enviou uma nota a imprensa repudiando o ato.

No comunicado, a ACIPG, presidida por Giorgia Enrietti Bin Bochenek, reforçou que “defende ativamente a participação feminina nos espaços de decisão, vem a público manifestar seu veemente repúdio aos atos de violência política de gênero praticados pelo vereador Erick Camargo (PV) contra a Secretária Municipal de Família e Desenvolvimento Social de Ponta Grossa, Camila Sanches”.  

Além disso, também foi mencionada a Lei Federal nº 14.192/2021 que tipifica a violência política de gênero como crime. “Expressões ofensivas e diminutivas como “secretariazinha”, “Camilinha”, acompanhadas de acusações desrespeitosas como “brincar de casinha de boneca”, além de constrangimentos por mensagens privadas e em público, representam não apenas um ataque à dignidade da Secretária, mas também a todas as mulheres que atuam ou desejam atuar na vida pública”, diz o documento.

Por fim, a associação reforçou que a presença feminina nos espaços de decisão é fundamental para democracia e que a intimidações a mulheres no exercício da profissão são consideradas inaceitáveis. “Manifestamos nossa solidariedade à Secretária Camila Sanches e defendemos que as autoridades competentes apurem rigorosamente o caso, aplicando as sanções previstas em lei, de forma exemplar”, diz a nota.

A presidente da Acipg, Giorgia Bin Bochenek
A presidente da Acipg, Giorgia Bin Bochenek |  Foto: Divulgação/ Acipg
  

Leia a nota na íntegra:

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), presidida por Giorgia Enrietti Bin Bochenek, mulher que representa e defende ativamente a participação feminina nos espaços de decisão, vem a público manifestar seu veemente repúdio aos atos de violência política de gênero praticados pelo vereador Erick Camargo (PV) contra a Secretária Municipal de Família e Desenvolvimento Social de Ponta Grossa, Camila Sanches. A Lei Federal nº 14.192/2021 tipifica a violência política de gênero como crime, reconhecendo a gravidade dessas condutas para a democracia e a participação feminina nos espaços de poder. Expressões ofensivas e diminutivas como “secretariazinha”, “Camilinha”, acompanhadas de acusações desrespeitosas como “brincar de casinha de boneca”, além de constrangimentos por mensagens privadas e em público, representam não apenas um ataque à dignidade da Secretária, mas também a todas as mulheres que atuam ou desejam atuar na vida pública. A ACIPG acredita que a presença feminina nos espaços de decisão é fundamental para o fortalecimento da democracia e que qualquer tentativa de deslegitimar ou intimidar mulheres no exercício de suas funções é inaceitável. Manifestamos nossa solidariedade à Secretária Camila Sanches e defendemos que as autoridades competentes apurem rigorosamente o caso, aplicando as sanções previstas em lei, de forma exemplar. Reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade justa e igualitária, onde todas as mulheres possam exercer suas funções públicas com respeito, segurança e plena liberdade.

Presidente: Giorgia Enrietti Bin Bochenek

ACIPG – Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa 14 de agosto de 2025 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right