Artistas já podem se inscrever no projeto ‘Sou PG 2025’; participe
Iniciativa tem como propósito criar uma ampla rede de souvenirs que represente a identidade de Ponta Grossa
Publicado: 12/08/2025, 14:22

Artesãos, designers, artistas e demais profissionais criativos já podem se inscrever na edição 2025 do 'Projeto Sou PG - Souvenir Criativo'. A iniciativa tem como propósito criar uma ampla rede de souvenirs que represente a identidade de Ponta Grossa, qualificando e valorizando a mão-de-obra local. As inscrições deste ano vão até 19 de agosto.
"Mais uma vez temos a oportunidade de destacar o potencial dos nossos produtores locais e, ao mesmo tempo, enriquecer a experiência de quem visita nossa cidade. Com esse projeto reafirmamos o compromisso com o crescimento sustentável, o fomento ao empreendedorismo e a valorização de nossas raízes culturais."
Dividido em quatro etapas que incluem capacitação, criação, curadoria e seleção dos produtos, o projeto oferece atividades de formação em empreendedorismo, design e consultoria especializada, além de divulgação e inclusão no catálogo oficial do Município. “Assim como nas duas edições anteriores, o Sou PG mantém o foco na oferta de qualificação e amplo suporte aos fabricantes regionais, com o intuito de valorizar a produção local e fortalecer a identidade turística da cidade”, destaca o secretário municipal de Turismo, Paulo Stachowiak.
Atualmente, mais de 50 artesãos integram a cartilha com 85 produtos que fazem parte do 'Projeto Sou PG', resultado das edições anteriores de 2023 e 2024. Para conferir o que já integra a coleção acesse clique aqui.
O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis aqui. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail turismo@pontagrossa.pr.gov.br ou pelo telefone (42) 3220-1000 (Ramal 2306 ou 2099).
PARTICIPAÇÃO - O 'Sou PG' é destinado aos profissionais criativos formalizados como Micro e Pequenas Empresas. Artesãos, designers, artistas, ilustradores, fotógrafos, ceramistas, publicitários, arquitetos, produtores de objetos, produtores de alimentos e bebidas de forma artesanal/manual ou semi-industriais, os quais possuam capacidade de produção e comercialização de souvenirs, podem participar do projeto.
O objetivo é qualificar os profissionais autônomos e de pequenos empreendimentos que tenham como diferencial o uso da criatividade nos produtos. Conforme o regulamento, serão aceitas somente inscrições de empresas (CNPJ), podendo profissionais (CPF) participarem por meio da inscrição de uma associação/entidade.
GALERIA DE FOTOS
Para se inscrever, o produtor deve ser maior de idade ou emancipado; ser residente e domiciliado em Ponta Grossa; ter uma cópia da licença sanitária (para produtores alimentícios), permitindo vistorias no local de produção (quando necessário); ter disponibilidade de se qualificar durante o cronograma do projeto entre agosto e outubro - geralmente no período da manhã/tarde, uma ou duas vezes na semana com datas a serem divulgadas posteriormente.
Os participantes da edição 2024 não precisam realizar inscrição, pois já receberam as qualificações necessárias, podendo, se desejar, submeter novos produtos à curadoria, respeitando as disposições do edital atual e do cronograma da edição 2025.
REALIZAÇÃO - A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Sebrae/PR, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Agência de Inovação (Vale dos Trilhos), Visite Ponta Grossa, Adetur, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Departamento de Turismo, Comtur (representado pela Casa do Artesão), Aracê Turismo, Fecomércio e Sesc Estação Saudade.
Com informações: Assessoria de Imprensa.