Bispo de PG convida fiéis a celebrar as vocações neste mês de agosto
O primeiro domingo, 3 de agosto, é o dia das vocações sacerdotais
Publicado: 02/08/2025, 17:05

Agosto é o “mês das vocações", período dedicado à reflexão e valorização das diferentes vocações na Igreja Católica. Durante este mês, são celebradas as vocações sacerdotais, religiosas, matrimoniais e laicais, com uma atenção especial a cada uma delas em diferentes domingos do mês.
Como mês vocacional pela Igreja Católica, o objetivo é estimular a reflexão sobre o chamado de Deus na vida de cada pessoa. A cada domingo do mês, a Igreja dedica a uma vocação específica, promovendo a conscientização e a valorização vocacional. O bispo de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, convida a comunidade a celebrar as vocações:
Primeiro domingo: é o dia das vocações sacerdotais. Atualmente também se comemora o dia das vocações diaconais, ou melhor dizendo: dia das vocações aos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos.
Segundo domingo: por imitação do segundo domingo de maio – no qual é comemorado o Dia das Mães – temos o Dia dos Pais. Sabemos que no Brasil esse dia é comemorado porque antigamente no dia 16 de agosto celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e, por isso, adotou-se esse dia e depois o domingo para essa comemoração. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial.
Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades. Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o Dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte.
Quarto domingo: é nesta data que se comemora o Dia do Catequista, daí a comemoração do dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença na Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida. O dia do cristão leigo voltará a ser comemorado no último domingo do ano litúrgico, domingo de Cristo Rei.
Das assessorias