Reunião científica estadual no HU-UEPG discute infecção hospitalar
Com a presença de profissionais de todo o Paraná, foi discutida a prevenção do Clostridioides difficile, principal causa de diarréia
Publicado: 30/07/2025, 00:30

O Hospital Universitário geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) foi palco da reunião científica mensal de julho da Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar (Aparcih) no último dia 18. Com a presença de profissionais de todo o Paraná, presencialmente no auditório do HU e de maneira remota, foi discutida a prevenção do Clostridioides difficile, que é a principal causa de diarreia relacionada a assistência à saúde e um grande desafio.
A diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, destaca a presença no evento da médica infectologista do HU, Gabriela Margraf Gehring, que também faz parte da direção da Aparcih, e da enfermeira Bruna Pereira Madruga, ambas atuantes no Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH); além da professora Larissa Bail, farmacêutica que atua na área da microbiologia. “Essa é uma relação muito forte e importante entre o ensino e o serviço. A capacitação foi feita totalmente com dados científicos relevantes. A direção fica muito honrada e orgulhosa de ter realizado essa capacitação pela Aparcih em nossa instituição e que isso gera uma melhoria no perfil do atendimento e na qualidade para os pacientes”, destaca.
A enfermeira Stellamaris Cordeiro Silvestre Rosa é a responsável pelo NHE e pela CCIH. Para ela, a discussão sobre Clostridioides difficile é fundamental na prevenção de infecções hospitalares. “Ao abordar essa temática, é possível entender como prevenir e controlar essas infecções por meio de estratégias eficazes, como uso adequado de antimicrobianos, melhoria da limpeza e desinfecção é no uso correto de EPIs”, garante. Ela disse ainda que com esse trabalho é possível desenvolver uma melhoria da assistência ao paciente, garantindo que os profissionais de saúde estejam atualizados sobre as melhores práticas para prevenção e tratamento da infecção.
“Clostridioides difficile é um bacilo gram-positivo anaeróbio formador de esporos o qual ocasiona persistência em humanos e no meio ambiente por longos períodos”, afirma a enfermeira Bruna, que ministrou a palestra durante o evento em conjunto com a médica Gabriela e a farmacêutica Larissa. Segundo ela, as principais medidas de prevenção e controle de disseminação são: controle no uso de antimicrobianos, buscas ativas, precaução de contato em casos de suspeita/confirmação, limpeza e desinfecção de superfícies e equipamentos contaminados, avaliar diariamente o quadro clínico do paciente, e e iniciar o tratamento conforme protocolo institucional e discussão com o(a) médico(a) infectologista.
A reunião científica do mês de julho da Aparcih contou com a participação de 96 pessoas, sendo 71 de maneira online e 25 presencialmente. “Essa foi uma participação extremamente expressiva e ótima. Foi um evento de muito sucesso”, finaliza a enfermeira e coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Stellamaris Rosa.
Com informações da assessoria de imprensa.