PG e Castro celebram dia da Padroeira Senhora Sant'Ana neste sábado
Em Ponta Grossa, a padroeira da cidade completa 202 anos; em Castro, nos Campos Gerais, são 102 anos
Publicado: 25/07/2025, 15:45

Ponta Grossa celebra com fé e muita festa, há mais de 200 anos, o aniversário da padroeira da cidade, a Senhora Sant’Ana, através da Festa de Sant'Ana, uma das festas mais tradicionais e esperadas no mês de julho pelos ponta-grossenses.
O pároco da Catedral, o padre Claudemir Nascimento, esteve nos estúdios do Portal aRede e falou sobre a importância da padroeira e da festa para a comunidade, mesmo estando há apenas 6 meses a frente da catedral. “A padroeira significa que ela tem a responsabilidade de manter a espiritualidade, garantindo para o povo da cidade, a presença e a graça de Deus”, disse o padre, e completou: “é muito importante porque a única festa na cidade, pela padroeira, é a festa de Sant’Ana e tem que ser muito bem preparado”.
O evento, que teve início nesta quarta-feira (23) e vai até amanhã, sábado (26), já vendeu, até o momento, mais de 6 mil produtos. Conforme o padre Claudemir, a celebração conta com barraca de pastéis, bingo e diversos produtos artesanais.
Nesta sexta (25), terceiro e penúltimo dia do tríduo, a missa começa às 18h na Catedral Sant’Ana, na Rua Sant'Ana, 528, centro de Ponta Grossa e em seguida, o festejo no salão da igreja.
Já no sábado (26), Dia da Padroeira de Sant’Ana, a festa começa mais cedo. Às 09h acontece uma carreata, saindo da catedral e percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade, com retorno à catedral para a bênção dos veículos. Às 10h, acontece a missa e, 12h, o almoço no salão de festas seguido de festividades. No final do dia, às 17h, haverá o jogo do bingo, encerrando as atividades festivas.
GALERIA DE FOTOS
Além de Ponta Grossa, neste sábado (26), Castro, nos Campos Gerais, também celebra o dia da Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade, pelos seus 102 anos, com direito a Festa de Sant'Ana.
As comemorações acontecem nos dias 25 e 26 de julho. Nesta sexta, a programação começa às 15h com o Pastel de Sant’Ana, seguido de bolos e guloseimas a partir das 18h. Às 19h, será realizado o último dia da novena em honra à Senhora Sant’Ana, e a noite terá um bingo festivo a partir das 20h.
No sábado, 26 de julho, a celebração inicia às 8h com a procissão fluvial na Prainha, seguida da missa solene em louvor a Sant’Ana às 10h. A partir das 11h, será servido almoço com churrasco e comidas típicas, além de doces e bolos artesanais. Às 13h, começam as apresentações culturais, e o bingo será realizado a partir das 18h, com encerramento festivo às 20h.