Casamento Coletivo celebra o amor de mais de 220 casais em Ponta Grossa
Cerimônia na Arena Multiuso encerrou as atividades do programa Justiça no Bairro
Publicado: 14/07/2025, 15:36

No último sábado (12), o amor tomou conta da Arena Multiuso, durante a cerimônia do Casamento Coletivo Civil promovido pelo programa Justiça no Bairro, em Ponta Grossa. O evento celebrou a união de 226 casais, reunindo familiares, amigos e autoridades locais.
Realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, o SESC PR e a Prefeitura Municipal, o casamento coletivo marcou o encerramento das atividades do programa Justiça no Bairro. A cerimônia contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmid (UNIÃO), da idealizadora do programa e Desembargadora Joeci Machado Camargo, e do senador Sérgio Moro (UNIÃO), acompanhado da esposa, Rosângela Moro (UNIÃO).
“O programa Justiça no Bairro se despediu de Ponta Grossa com um encerramento inesquecível. Um momento de amor, dignidade e cidadania; possível graças ao Tribunal de Justiça do Paraná, à querida Desembargadora Joeci, e ao apoio essencial do SESC.
“Essa é a celebração daquilo que Deus mais nos ensinou: o amor. Sejam felizes com muito amor”, disse a prefeita durante discurso.
GALERIA DE FOTOS
Mais que uma cerimônia simbólica, o Casamento Coletivo promoveu a formalização civil gratuita da união dos casais, muitos dos quais aguardavam há anos pela oportunidade. Os cartórios de registro civil de Ponta Grossa e distritos participaram ativamente da ação, realizando os trâmites legais durante todo o sábado, garantindo o acesso à documentação e ao pleno exercício dos direitos civis.
O evento foi o encerramento do programa Justiça no Bairro em Ponta Grossa, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de julho, no SESC Estrela. Durante os três dias, foram realizados diversos atendimentos jurídicos, de saúde, cidadania, qualificação profissional e assistência social, com dezenas de serviços gratuitos prestados à população.
Para a presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Tatyana Belo, o evento foi um marco para o município. “Foi emocionante. Um momento inesquecível para os casais e para toda a equipe que trabalhou com dedicação para tornar esse dia especial. Agradecemos a todos os parceiros, especialmente aos cartórios que se dedicaram durante todo o sábado para garantir a celebração das uniões”, lembrou Tatyana.
Entre os noivos, histórias de amor de décadas ganharam um novo capítulo. É o caso de Laila Cristiane Barbosa, cuidadora de idosos, e Fábio Fernando Rosa, que trabalha com retífica. Juntos há 27 anos, o casal aguardava pela oportunidade de oficializar a união no civil. “Para mim foi muito importante, porque eu estava querendo casar para ficar com tudo correto. Deu certo”, contou Laila. Fábio completou: “A gente está cumprindo mais um rito e fechando uma brecha”. Emocionado, ele se declarou: “Lailinha, você é a minha vida. Te amo.” E ouviu de volta: “Também te amo”.
Com iformações: Prefeitura de Ponta Grossa