Conheça a 'Cidade dos Mortos' de Ponta Grossa; assista ao vídeo
Túmulos, mausoléus, edificações e figuras como Corina Portugal, explicam a história e a memória pública do município
Publicado: 09/05/2025, 17:55

Em uma produção especial do Portal aRede, o historiador e professor Felipe Soares discute o Cemitério Municipal São José, localizado no Largo Professor Colares, no Centro de Ponta Grossa, como um reflexo da história, cultura e diversidade religiosa da cidade.
“É interessante a gente pensar no cemitério enquanto um lugar de pluralidade, porque se existe pluralidade na cidade dos mortos, obviamente existe pluralidade na cidade dos vivos. A cidade dos mortos, querendo ou não, é uma extensão daquilo que se vive”, argumenta o professor.
Felipe explica que a escolha do local do Cemitério São José, onde atualmente passa a rua Balduíno Taques, tinha o objetivo de se distanciar do centro da cidade ao final do século XIX. “Percebemos que esse argumento de tornar o cemitério mais longínquo do meio da cidade naquele momento, hoje em dia é quase uma brincadeira, né? Porque com a urbanização de Ponta Grossa depois da chegada da linha do trem e todo o processo de ocupação da região, a cidade foi englobando o cemitério, que voltou a estar no centro”, explica.
“O cemitério São José de Ponta Grossa é um cemitério que tem muita coisa a nos dar sobre quem somos enquanto município, enquanto povo e enquanto identidade”, completa o historiador.
Confira a produção especial do Portal aRede assistindo ao vídeo abaixo: