Ex-bispo de PG é apontado como ‘zebra’ no conclave e pode virar papa | aRede
PUBLICIDADE

Ex-bispo de PG é apontado como ‘zebra’ no conclave e pode virar papa

Padres bastante informados sobre o conclave indicam que o cardeal João Braz de Aviz, que era amigo do papa Francisco, poderá se tornar o novo papa

João Braz de Aviz era amigo próximo do papa Francisco
João Braz de Aviz era amigo próximo do papa Francisco -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, tem sido considerado uma possível "zebra brasileira" no conclave iniciado nesta quarta-feira (7), no Vaticano, com chances de tornar-se o próximo líder da Igreja Católica Romana. Braz de Aviz foi bispo em Ponta Grossa há pouco mais de 20 anos. 

A hipótese foi divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo", pela colunista Mônica Bergamo, após apuração com padres bem informados sobre os bastidores do conclave que definirá o sucessor do papa Francisco. 

A primeira zebra é que, aos 77 anos, Dom João, arcebispo emérito de Brasília, foi considerado próximo de Jorge Bergoglio - os dois, inclusive, teriam assistido juntos a partidas de futebol durante o pontificado do argentino. 

Embora tenha sido incluído em algumas listas de possíveis papáveis, ao lado do arcebispo de Salvador, dom Sérgio da Rocha, nenhum dos dois aparece entre os nomes mais cotados na disputa pelo comando da Igreja Católica. 

Dom João, de perfil progressista, já participou do conclave que elegeu Jorge Bergoglio em 2013. 

O conclave teve início e nessa quarta-feira aconteceu a primeira votação. Ao final do dia, a fumaça preta subiu, indicando que nenhum cardeal foi eleito para ser o novo pontífice.  

Com informações do Portal Terra

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right