Algazarra e barulho em evento automotivo revoltam moradores em PG
O evento “Diesel Militia” ocorre no Jockey Clube de Ponta Grossa neste fim de semana. Moradores reclamam do barulho de som alto, fogos de artifício e garagens bloqueadas
Publicado: 27/04/2025, 15:03

O Portal aRede recebeu reclamações de moradores do entorno do Jockey Clube de Ponta Grossa, a respeito do evento “Diesel Militia”, realizado neste sábado (26) e domingo (27) no hipódromo. De acordo com os vizinhos, houve falta de despeito por parte de muitos participantes do evento.
Uma das reclamações de uma moradora se referiu ao som alto das picapes e veículos que participaram do evento, e também de fogos de artifício, que foram soltos durante a noite de sábado – em Ponta Grossa há uma lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido na cidade.
Outra moradora que pediu para não ser identificada, informou que muitos veículos pararam em locais inapropriados no entorno. “Os carros não respeitam vagas de garagem das casas, foi bagunça mesmo! Os moradores da região estão inconformados. Todos do grupo de vizinhos da região se incomodam”, informou ao Portal aRede. Um vídeo foi enviado à redação - confira abaixo:
A moradora acrescentou que o som alto e os fogos afeta diretamente pessoas mais sensíveis. “Centro não é lugar para eventos desse porte. A maior parte dos moradores são idosos, também temos moradores com crianças com autismo, E os animais ficam amedrontados e desesperados”, concluiu.
Outra moradora reclamou da lama e da sujeira que fica nas vias após os veículos saírem da 'arena', sujando muros e calçadas das residências próximas.
Evento tem cunho social
O evento ‘Diesel Militia’, realizado em Ponta Grossa, chega à sua 12ª edição, reunindo participantes de vários locais do Brasil, em uma arena de barro, marcado por adrenalina e emoção. Um dos diferenciais da realização do evento foi o cunho social: cada visitante que comprou o ingresso para participar da feira, levou um quilo de alimento, para beneficiar a Associação de Moradores Rio Verde e Núcleo Pitangui. O objetivo é atender famílias em situação de vulnerabilidade social e fortalecer projetos comunitários desenvolvidos pela associação, como o Sopa Solidária.