Projeto da UEPG leva formação social para comunidade de PG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto da UEPG leva formação social para comunidade de PG

Ações estão sendo realizadas na Comunidade Erickson John Duarte, no Parque das Andorinhas

Aproximadamente 1,2 mil pessoas deverão ser beneficiadas
Aproximadamente 1,2 mil pessoas deverão ser beneficiadas -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), desenvolve o projeto 'Plano de desenvolvimento local' na Comunidade Erickson John Duarte, localizada na região do Parque das Andorinhas, em Ponta Grossa. Iniciada em março deste ano, a iniciativa prevê que representantes da UEPG acompanhem as famílias até março de 2026.

Este é o segundo ano do projeto. Em 2024, foram identificados os problemas e levantadas sugestões de soluções, sendo agora o momento da execução das medidas, na busca por melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Entre os objetivos específicos estão a consolidação da estrutura organizacional comunitária, com a formalização de uma associação e a capacitação de líderes, além da implementação de projetos de habitação social. Esta última meta inclui o apoio à construção de 50 unidades habitacionais com tecnologias sustentáveis e o envolvimento dos residentes em mutirões”, explica o professor Edson Armando Silva, do Departamento de História e coordenador da ação.

Adicionalmente, o plano prevê o desenvolvimento de programas de geração de trabalho e renda, mediante a implantação de núcleos de marcenaria, panificação e reciclagem, e a oferta de formação profissional. Outras frentes de atuação são o estabelecimento de centros de educação continuada e promoção da saúde, com oficinas e programas de saúde preventiva, e o fortalecimento dos laços comunitários e da solidariedade, através da criação de um núcleo de resolução de conflitos e um centro de diálogo inter-religioso.

A promoção da transparência e participação dos moradores, com distribuição de materiais informativos e organização de assembleias, juntamente com o monitoramento do impacto da iniciativa, por meio de um sistema de acompanhamento e publicação de relatórios, completam as metas.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto da UEPG leva formação social para comunidade de PG
 

EQUIPE PREPARADA - Para atender a essas múltiplas demandas, a proposta foi vinculada não apenas ao Departamento de História, mas também ao programa de extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol) e ao Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.

A coordenação é do professor Edson, com a supervisão dos professores Lívio Marcel Queji (Departamento de Administração) e Thais Cristina dos Santos (Departamento de Serviço Social). Integram também a equipe um agente universitário da IESol/Proex e quatro discentes do curso de Serviço Social. Completam o time uma assistente social, dois engenheiros – um do programa Universidade Sem Fronteiras (USF) e outro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) –, o advogado da comunidade e o engenheiro aposentado Joel Larocca Junior.

O financiamento principal provém do 'Fundo Paraná', por intermédio do 'Programa Universidade Sem Fronteiras'. A gestão dos recursos é realizada pela Fundação Araucária. Espera-se beneficiar mais de 1,2 mil pessoas. “O projeto desenvolvido na comunidade é fundamental para alcançarmos o direito à moradia digna. Para o Movimento, essa parceria é estratégica, e é motivo de muito orgulho para nós contar com esse apoio”, comenta Leandro Santos Dias, membro da Direção Nacional do Movimento Popular de Luta e coordenador da Comunidade Erickson John Duarte.

Além da UEPG e 'Fundo Paraná', são parceiros institucionais a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR) e a Associação Comunitária Erickson John Duarte. “O projeto representa o papel social da Universidade de aplicar o conhecimento para transformar realidades e poderá servir de modelo para outras iniciativas voltadas à redução das desigualdades”, complementa o professor Edson.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right