Projeto da UEPG leva formação social para comunidade de PG
Ações estão sendo realizadas na Comunidade Erickson John Duarte, no Parque das Andorinhas
Publicado: 10/04/2025, 03:52

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), desenvolve o projeto 'Plano de desenvolvimento local' na Comunidade Erickson John Duarte, localizada na região do Parque das Andorinhas, em Ponta Grossa. Iniciada em março deste ano, a iniciativa prevê que representantes da UEPG acompanhem as famílias até março de 2026.
Este é o segundo ano do projeto. Em 2024, foram identificados os problemas e levantadas sugestões de soluções, sendo agora o momento da execução das medidas, na busca por melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Entre os objetivos específicos estão a consolidação da estrutura organizacional comunitária, com a formalização de uma associação e a capacitação de líderes, além da implementação de projetos de habitação social. Esta última meta inclui o apoio à construção de 50 unidades habitacionais com tecnologias sustentáveis e o envolvimento dos residentes em mutirões”, explica o professor Edson Armando Silva, do Departamento de História e coordenador da ação.
Adicionalmente, o plano prevê o desenvolvimento de programas de geração de trabalho e renda, mediante a implantação de núcleos de marcenaria, panificação e reciclagem, e a oferta de formação profissional. Outras frentes de atuação são o estabelecimento de centros de educação continuada e promoção da saúde, com oficinas e programas de saúde preventiva, e o fortalecimento dos laços comunitários e da solidariedade, através da criação de um núcleo de resolução de conflitos e um centro de diálogo inter-religioso.
A promoção da transparência e participação dos moradores, com distribuição de materiais informativos e organização de assembleias, juntamente com o monitoramento do impacto da iniciativa, por meio de um sistema de acompanhamento e publicação de relatórios, completam as metas.

EQUIPE PREPARADA - Para atender a essas múltiplas demandas, a proposta foi vinculada não apenas ao Departamento de História, mas também ao programa de extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol) e ao Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.
A coordenação é do professor Edson, com a supervisão dos professores Lívio Marcel Queji (Departamento de Administração) e Thais Cristina dos Santos (Departamento de Serviço Social). Integram também a equipe um agente universitário da IESol/Proex e quatro discentes do curso de Serviço Social. Completam o time uma assistente social, dois engenheiros – um do programa Universidade Sem Fronteiras (USF) e outro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) –, o advogado da comunidade e o engenheiro aposentado Joel Larocca Junior.
O financiamento principal provém do 'Fundo Paraná', por intermédio do 'Programa Universidade Sem Fronteiras'. A gestão dos recursos é realizada pela Fundação Araucária. Espera-se beneficiar mais de 1,2 mil pessoas. “O projeto desenvolvido na comunidade é fundamental para alcançarmos o direito à moradia digna. Para o Movimento, essa parceria é estratégica, e é motivo de muito orgulho para nós contar com esse apoio”, comenta Leandro Santos Dias, membro da Direção Nacional do Movimento Popular de Luta e coordenador da Comunidade Erickson John Duarte.
Além da UEPG e 'Fundo Paraná', são parceiros institucionais a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR) e a Associação Comunitária Erickson John Duarte. “O projeto representa o papel social da Universidade de aplicar o conhecimento para transformar realidades e poderá servir de modelo para outras iniciativas voltadas à redução das desigualdades”, complementa o professor Edson.
Com informações: Assessoria de Imprensa.