Infraestrutura moderna e baixo custo operacional determinaram instalação da XBRI em PG
CEO da Sunset Tires, grupo que controla a XBRI Pneus, revelou que a cidade conta com ambiente de negócios favorável, com políticas públicas proativas tanto do governo municipal quanto do estadual
Publicado: 03/04/2025, 16:26

A proposta de logística eficiente e a proximidade de Ponta Grossa com grandes centros econômicos foi preponderante para a XBRI escolher a cidade para construir a maior fábrica de pneus do Brasil. Segundo o CEO do grupo Sunset Tires – proprietário da XBRI – Nabil Chamseddine, a decisão da empresa por se estabelecer em Ponta Grossa teve base estratégica e combinação de fatores essenciais.
Nabil ressaltou, em entrevista ao Portal aRede, a proximidade de Ponta Grossa com o porto de Paranaguá. Ele afirma que a posição geográfica facilita o escoamento ágil da produção e fortalece a competitividade no mercado. O CEO da Sunset Tires salienta que o município oferece um ambiente de negócios favorável e cita o papel dos governos municipal e estadual como facilitadores para que seja estabelecido o empreendimento.
“Outro ponto crucial foi o ambiente de negócios favorável, com políticas públicas proativas tanto do governo municipal quanto do estadual, que oferecem incentivos fiscais e desburocratização de processos”, ponderou Nabil. O CEO também lembra que Ponta Grossa é reconhecida pela qualidade da mão de obra que dispõe, com profissionais qualificados formados pelas instituições locais de ensino, que têm um forte compromisso com o desenvolvimento e a produtividade.
Ele destaca que Ponta Grossa oferece uma infraestrutura moderna e um custo operacional mais baixo em comparação a grandes centros urbanos, o que resulta em uma operação mais eficiente e competitiva.
"A qualidade de vida da cidade e o suporte institucional do governo municipal e estadual permitem um ambiente estável e propicio para investimentos de longo prazo"
Por fim, o CEO da empresa frisa que Ponta Grossa é o local ideal para receber projeto da fábrica de pneus, oferecendo as bases necessárias para o crescimento e sucesso da XBRI.
INVESTIMENTO - O protocolo de intenções celebrado entre a Venture Capital Holding do Brasil, a XBRI Pneus e a Prefeitura de Ponta Grossa prevê um investimento de R$ 4 bilhões na construção da fábrica, que terá aproximadamente 480 mil m² de área edificada e será construída na região do Distrito Industrial. Também está previsto a construção de um condomínio industrial na área remanescente. Serão criados 600 empregos na primeira fase de funcionamento da fábrica, podendo chegar a mais 600 vagas nas fases seguintes. A Venture e a XBRI também ficarão responsáveis por custear as obras de acesso a Planta Industrial e Condomínio Industrial, de acordo com as indicações do Município. O empreendimento possibilitará a XBRI fabricar 14,5 milhões de pneus por ano.
ISENÇÃO FISCAL - Como contrapartida ao investimento, o Município de Ponta Grossa oferecerá a isenção fiscal e reembolso dos seguintes tributos de competência local: taxas de funcionamento, Imposto Sobre a Transmissão de Bens Intervivos (ITBI), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
De acordo com a proposta do Executivo, as isenções representam o montante total de R$ 272,9 milhões ao longo dos exercícios financeiros de 2025 e 2033.