Representantes de empresas são orientados sobre Riscos Psicossociais no trabalho
Evento organizado pela Medvitae, empresa referência em saúde e segurança do trabalho, no último dia 22 de março, esclareceu dúvidas sobre nova legislação que entra em vigor a partir de maio
Publicado: 29/03/2025, 14:18

No último dia 22 de março, mais de 150 profissionais participaram do curso “Riscos Psicossociais no Ambiente de Trabalho”, promovido pela empresa referência em medicina e segurança do trabalho, Medvitae, e que aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).
O evento abordou as recentes mudanças na Norma Regulamentadora NR-01, que entram em vigor no dia 26 de maio deste ano e trazem desafios e novas exigências para empresas de todos os portes.
GALERIA DE FOTOS
A engenheira de segurança do trabalho Najet Saleh destacou a urgência da adequação das empresas à nova regulamentação.
“A partir de maio, agora dia 26 de maio, inicia a obrigatoriedade da atualização dos riscos no PGR com o risco psicossocial, e isso gerou muitas dúvidas para as organizações, para os profissionais de SST e para os profissionais de saúde. Então, hoje nós reunimos esses profissionais para apresentar uma forma de trabalhar em relação às exigências do Ministério do Trabalho”, explicou.
Durante o curso, Najet reforçou que a mudança exige adaptação de todas as empresas, independentemente do porte.
“Com a obrigatoriedade, todas as empresas pequenas, médias e grandes terão que se adequar a essa nova realidade, do cuidado da saúde psíquica do trabalhador. O Ministério do Trabalho neste momento já vai começar em vigor e pode multar as empresas. Então a gente precisa, no menor tempo possível, nos adequar, trabalharmos juntos para que todos tenham a consciência da importância da saúde mental dentro das organizações. Isso já era trabalhado antes, mas agora veio na NR-01 de forma expressa e obrigando quem nunca se preocupou com isso, a se preocupar”, afirmou.
O evento contou ainda com a participação do médico do trabalho Dr. Omar El Sayed e da psicóloga Eliane Casagrande, onde juntos compartilharam conhecimento técnico sobre a identificação, avaliação e mitigação dos riscos psicossociais no ambiente corporativo.
Entre os temas abordados, por sua vez, estiveram assuntos como o impacto dos riscos psicossociais na produtividade, ferramentas de diagnóstico e estratégias preventivas para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Além de promover conhecimento técnico, a iniciativa também teve um viés social. Os participantes contribuíram com a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições beneficentes da região.
O supervisor comercial da Medvitae, Julius Martineli, por outro lado, ressaltou que a empresa está preparada para auxiliar na adaptação das organizações às novas exigências.
“Nós trabalhamos com assessoria e consultoria na área de medicina e segurança do trabalho. Justamente, toda a nossa equipe está disponível para ajudar pequenos empresários, empresas de médio e grande porte a ajustar toda essa documentação necessária que a legislação trabalhista e penitenciária exige hoje para manter regularizada a questão de SST dentro das empresas. Com isso, a gente gera um ambiente de trabalho mais seguro, mais tranquilo e, consequentemente, mais produtivo” ressalta ele.
O sucesso do evento reflete a crescente preocupação das empresas com a saúde mental dos trabalhadores e a importância de ações preventivas diante das novas exigências legais.
Para mais informações sobre futuros eventos e treinamentos, os interessados podem entrar em contato com a Medvitae pelo telefone (42) 99857-0091 ou pelo e-mail [email protected].
As informações são a assessoria de imprensa.