Eclipse lunar poderá ser visto na madrugada desta sexta em PG
Fenômeno terá seu início por volta da 0h50; tempo aberto, sem nuvens, ajuda a visualizar a 'Lua de Sangue'
Publicado: 13/03/2025, 15:13

Com uma razoável melhora das condições atmosféricas, os entusiastas pela observação da natureza e os astrônomos amadores estão animados em Ponta Grossa, isto, pela ocorrência na madrugada desta sexta-feira (14) de um eclipse lunar total.
O fenômeno que ocorre quando a Lua passa pelo cone de sombra e penumbra que o planeta Terra projeta no espaço é um dos fenômenos celestes mais extraordinários. A Lua mergulha na sombra da Terra e vai sendo coberta por uma coloração avermelhada ou alaranjada, até que toda a superfície lunar esteja dominada por uma cor estranha ao astro (indo do laranja ao vermelho sangue).
Para observar, existe a necessidade que o céu não esteja totalmente coberto por nuvens, até buracos entre elas, já permitem alguma visualização satisfatória. E também há a necessidade de se empenhar em acordar pela madrugada para assistir ao espetáculo.
A seguir, a indicação de alguns horários e das fases do eclipse lunar, desde a Lua na penumbra sem nenhum espetáculo visível, passando pela 'mordida' da Lua, onde uma pequena porção aparece escurecida, indo para o ápice do evento com toda a Lua encoberta. Depois, o fenômeno visto ao contrário, com a sombra abandonando a superfície lunar e a Lua voltando a ter seu brilho normal de Lua Cheia.
Como informa Maurício José Kaczmarech, os astrônomos amadores da Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas, da qual ele faz parte, estarão a postos para a oportunidade de observar, seja a olho nu, com binóculos e telescópios (para ver com uma imagem mais ampliada e detalhada) e com registro fotográfico e de vídeo, quando até a câmara de um celular pode ser utilizada para a chamada astrofotografia.

- 0h57: o fenômeno começa de forma imperceptível, quando a Lua entra na penumbra da sombra da Terra, sofrendo uma redução muito pequena em sua luminosidade. A lua já está alta no céu, facilitando a observação;
- 2h09: a Lua inicia sua entrada na sombra da Terra. O resultado é uma pequena porção da superfície lunar que recebe menos luz solar e fica mais escura do que o resto. A Lua avança para dentro da sombra, deixando fácil de ver que a sombra é de uma esfera. A superfície lunar vai sendo dominada pela sombra da Terra;
- 3h26: nesse momento, a Lua já está totalmente dentro da sombra da Terra, apresentando toda a sua superfície em uma cor avermelhada escura (cor que muda de eclipse para eclipse. Conforme a quantidade de poeira suspensa na atmosfera, a maioria, resultante de vulcões em erupção). Podemos notar que o céu ao redor da Lua, também escurece, devido à redução da luminosidade da Lua;
- 3h58: a Lua chega ao centro da sombra da Terra, assumindo uma coloração mais escura;
- 4h31: a Lua começa a sair da sombra da Terra, acaba o eclipse total, agora a Lua está parcialmente mergulhada na sombra. Uma borda brilhante na Lua indica onde a astro está saindo da sombra. Aos poucos a Lua vai saindo da sombra;
- 5h47: acaba o eclipse visível, toda a Lua saiu da sombra da Terra e agora está novamente na penumbra que reduz muito pouco a luminosidade da Lua, tão pouco que é imperceptível à simples observação.
Com informações: Assessoria de Imprensa.