Sanepar diz que interligação de poço contribuirá para o abastecimento em PG
Operacionalização da unidade é mais uma das medidas emergenciais de enfrentamento ao aumento de demanda por água tratada na cidade
Publicado: 22/02/2025, 15:03

Neste fim de semana, a Sanepar deve concluir em Ponta Grossa a operacionalização de um poço profundo existente no município, que irá contribuir para o sistema de abastecimento da cidade, de forma imediata. A obra faz parte das medidas emergenciais adotadas pela Companhia para contribuir com o abastecimento e minimizar o desequilíbrio entre a produção e a demanda de água tratada neste período de consumo elevado.
A gerente geral da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos, explica que por meio da ampliação da rede de abastecimento e interligações, “o poço, de imediato, possibilitará o atendimento de cerca de 3,6 mil habitantes com a água tratada e distribuída, aliviando a demanda da atual Estação de Tratamento de Água de Ponta Grossa”.
Segundo a gerente, ainda terão sequência outras intervenções para melhor aproveitamento da capacidade deste poço. Será realizada a substituição da bomba submersa da unidade, que permitirá um aumento de sua capacidade de produção para 250 metros cúbicos por hora, reservatório para tratamento, uma estação elevatória de água tratada e 3 mil metros de adutora, com 225 milímetros de diâmetro, possibilitando o atendimento de mais 8,4 mil habitantes.
“O material para a execução da adutora já está disponível e as equipes contratadas já estarão mobilizadas para que, no início da próxima semana, iniciem o seu assentamento. Os equipamentos de bombeamento e elétricos estão sendo remanejados de outras unidades operativas da Companhia, e os projetos em fase final de elaboração, para a contratação da execução dos demais itens, de forma emergencial, ainda nos próximos dias. A previsão é a de que esta etapa seja realizada no mês de março”, adianta Simone.
Numa terceira etapa programada, a Sanepar fará a instalação de mais uma estação elevatória de água tratada e 500 metros de adutora, o que tornará possível ampliar a área de atendimento da água tratada no poço para aproximadamente 18 mil habitantes. “Esta etapa ocorrerá logo após o término da etapa intermediária, devido a uma maior complexidade na execução da estação elevatória de água tratada”, explica a gerente.
GALERIA DE FOTOS
MEDIDAS EMERGENCIAIS – Em atendimento à solicitação da Prefeitura, a Sanepar ajustou a forma de divulgação das manobras operacionais para manter o abastecimento de água em Ponta Grossa. O monitoramento continua sendo feito diariamente e, após as análises técnicas, as manobras são realizadas.
O número de caminhões-pipa disponibilizado para atendimento emergencial a unidades essenciais de saúde, educacionais e prédios públicos, também foi ampliado. Nesta última semana, foram transportados 1.432 litros de água através de caminhões-pipa, com capacidades de 12, 25 e 58 mil litros de água, para suprir a necessidade de abastecimento de hospitais, laboratórios, penitenciárias, escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s), Unidades de Pronto Atendimento à Saúde (UPAS) e Universidades. O alinhamento das necessidades está sendo feito diretamente entre a Sanepar e as secretarias municipais e estaduais, de acordo com o cronograma das manobras.
Simone reforça que “a Sanepar mantém todos os seus esforços para antecipar a execução das etapas finais da obra de ampliação do Pitangui, mas ainda depende da fabricação de equipamentos específicos e de grande complexidade como o Reservatório Hidropneumático, responsável por proteger a nova adutora de mais de 7 quilômetros, já finalizada, contra golpes de aríete, fenômeno hidráulico que pode comprometer a tubulação”, detalha.
Na última quinta-feira (20), a Sanepar também efetuou a entrega de 200 caixas-d’água para que a Prefeitura repasse às famílias em situação de vulnerabilidade social, cumprindo acordo firmado com a Diretoria Executiva da Companhia.
GALERIA DE FOTOS
Das assessorias