Alerta: 'Zoonoses' confirma caso positivo de raiva na Vila Estrela
Doença afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo o de seres humanos
Publicado: 18/02/2025, 17:40

A Coordenação de Controle de Zoonoses de Ponta Grossa confirmou um caso positivo para raiva na Vila Estrela. A informação foi divulgada na última segunda-feira (18), através das redes sociais. O órgão afirma que o vírus foi identificado em um morcego encontrado no bairro.
O animal teve contato com um gato doméstico, que está com a vacinação antirrábica em dia. O felino segue sendo monitorado, conforme estabelecido em protocolo do Ministério da Saúde.
De acordo com o órgão, a raiva é uma doença que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo o de seres humanos. A transmissão ocorre através de mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados pelo vírus, como morcegos, cães e gatos.
O Controle de Zoonoses reforça a importância da população redobrar os cuidados com a prevenção da doença e garantir a vacinação de cães e gatos, além de evitar o contato com animais suspeitos.
Se um humano entrar em contato com um animal infectado, é necessário lavar a ferida com água e sabão imediatamente e procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Caso o morador encontre um morcego em sua residência, a orientação é entrar em contato com a 'Zoonoses' através do telefone (42) 3220-1000 (ramais 4094 e 4095).