Estado garante parceria para viabilizar melhorias no Aeroporto de PG
Secretário de Infraestrutura e Logística afirma que encontro em Curitiba propôs criação de comissão para avaliar números do aeroporto periodicamente
Publicado: 06/02/2025, 19:36
![Sandro Alex ainda mencionou a proposta de criação de conexões nos voos](https://cdn.arede.info/img/cover/550000/1000x500/Sandro-Alex-3_00558131_0_202502061936.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.arede.info%2Fimg%2Fcover%2F550000%2FSandro-Alex-3_00558131_0_202502061936.jpg%3Fxid%3D1942290%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1738895016&xid=1942290)
Lideranças se reuniram em Curitiba, na tarde desta quinta-feira (06), para debater a suspensão de voos comerciais da Azul em Ponta Grossa e tratar de investimentos no Aeroporto Sant’Ana. Uma nova proposta deve ser apresentada para que a companhia aérea mantenha a operação na cidade.
Em entrevista ao Portal aRede, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, fez um balanço sobre a reunião e reforçou o objetivo em buscar soluções para manter os voos. “A falta de ocupação das aeronaves nos fez perder esse voo. Se tivermos um planejamento, vamos retomar esse voo e mais outros”, destaca, ao lembrar que outras empresas já operaram na cidade.
O secretário indica que diferentes propostas foram apresentadas ao longo do encontro, como estudos de viabilidade, ampliação de pista e a construção de um novo terminal. Segundo Alex, tais medidas poderão garantir mais conforto e segurança aos usuários. “Nós queremos voos todos os dias, bons horários, novos voos, novos aeroportos, novas conexões. Dessa forma, vamos demonstrar uma boa proposta”, aponta o secretário.
Sandro Alex afirma que o Governo do Paraná tem realizado obras que beneficiam diretamente o Aeroporto Sant’Ana, como a duplicação de PR-151, construção de viaduto e outras intervenções. O secretário lembra que Ponta Grossa possui um dos maiores entroncamentos rodoferroviários do Sul do Brasil, que o aeroporto é uma fonte de riqueza e que a cidade não pode ficar sem voos.
“A reunião de hoje não é para achar culpados, mas sim para identificar como cada um pode colaborar. Toda equipe do Governo está à disposição de Ponta Grossa. Assim que o Município nos der condições de fazer tudo o que foi proposto, vamos entrar em ação”, garante.
Ainda acordo com o secretário, o encontro de hoje propôs a formação de uma comissão permanente com lideranças para avaliar o aeroporto periodicamente.
PEDIDO - Sandro Alex pede que o setor empresarial de Ponta Grossa acredite no aeroporto. Para o secretário, não basta a cidade ter um parque industrial consolidado e atrativos turísticos se não há venda de passagens.
“Precisamos acreditar no aeroporto para que tenhamos força de pedir novos slots. Para gente ir para Congonhas, por exemplo, temos que demonstrar que nossos voos para Campinas estão lotados. Uma passagem adquirida é a garantia não só daquele voo, mas da operação que atende uma cidade”, diz.
Em relação a novas rotas, o secretário de Infraestrutura e Logística afirma que uma das propostas é que os aviões possam fazer conexões. O voo operado atualmente faz a rota entre Ponta Grossa e Campinas.
“A gente pode ter uma conexão Porto Alegre - Ponta Grossa - Campinas, por exemplo. Outra possibilidade seria Maringá - Ponta Grossa e outro destino. A gente pode ser um hub de uma conexão entre dois pontos. Tudo isso será discutido”, relata.