Mãe de PG organiza 'vaquinha' para filha fazer transplante
Julia tem 11 anos e precisa realizar um transplante de córnea
Publicado: 23/01/2025, 10:14
A moradora de Ponta Grossa, Geisa Santos, entrou em contato com a equipe de Jornalismo do Portal aRede e Jornal da Manhã para pedir ajuda a divulgar uma 'vaquinha', com o objetivo de arrecadar fundos, visando alcançar R$ 35 mil. O valor será destinado para a cirurgia de sua filha, Julia dos Santos Andretti, que passará por um transplante de córnea - confira a chave PIX no final da matéria.
SOBRE - Ao Portal aRede, Geisa contou que Julia foi atacada por um galo quando tinha apenas um ano. "Isso causou vários machucados nas costas, no pescoço e no rosto. Ela precisou fazer pontos e, no dia seguinte, fomos ao oftalmo para verificar se não havia afetado a visão dela". A mulher relatou que, quando o médico examinou o olho da filha, percebeu uma perfuração que estava com vazamento. "Ela precisou de uma cirurgia de urgência, mas, com o tempo, surgiram outros problemas".
Já aos cinco anos, Julia foi diagnosticada com catarata e realizou outra cirurgia. "Logo depois, ela teve que usar um tampão em um dos olhos para estimular a visão afetada. E, aos nove anos, Julia precisou fazer uma cirurgia para colocar uma lente, que ajudaria a enxergar melhor", comentou a mãe. No entanto, Geisa disse que o olho da filha rejeitou a lente. "Por isso, ela fez outra cirurgia, dessa vez para arrumar a lente".
Geisa desabafou que, como mãe, sempre torceu para ser a última cirurgia, principalmente pelos cuidados pós-cirúrgicos serem muito delicados. "A Julia não podia abaixar a cabeça e nem deitar. Eu cuidava dela todas as noites, acordada, segurando a sua cabeça para ela dormir".
TRANSPLANTE - Porém, em dezembro de 2024, Julia acordou com o olho muito vermelho e com uma bola nele. "O médico constatou uma fissura, a qual teríamos que acompanhar. Já em 6 de janeiro, assim que ela acordou, notei que o seu olho estava muito grande". Em seguida, a menina foi encaminhada para um profissional de Curitiba, o qual informou que Julia precisa de um trasplante de córnea com urgência, para poder cobrir a fissura. "Essa fissura continua crescendo e pode causar vazamento no olho, necessitando o uso de prótese", contou a mãe.
Diante da situação, Geisa decidiu criar uma 'vaquinha' para arrecadar o dinheiro que será destinado ao transplante. "Conseguimos entrar na fila de doação de córnea, mas além do procedimento ser feito em Curitiba, é um valor que, no momento, não temos", comentou. A cirurgia custará R$ 35 mil. "Por isso venho pedir a sua colaboração para salvar a visão da Julia, uma menina dedicada na escola, educada e muito amorosa", ressaltou a mãe. Qualquer valor em dinheiro pode ser doado através da chave PIX: 004.332.180-10.