Trabalhador tem parada cardiorrespiratória e morre em bairro de PG
Situação aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (27), no Jardim Carvalho. Vítima, de 53 anos, estava trabalhando, quando passou mal e faleceu antes da chegada do SAMU
Publicado: 27/09/2024, 21:53
Um homem de 53 anos morreu enquanto trabalhava, no início da tarde desta sexta-feira (27), em Ponta Grossa, após passar mal. A situação aconteceu em um estabelecimento comercial na rua Souza Franco, no bairro Jardim Carvalho, por volta das 13 horas. Relatos iniciais apontam que o homem, que trabalhava para a distribuidora de uma fabricante de refrigerantes, teria convulsionado. O SAMU foi acionado e quando a equipe chegou, foi constatado o óbito, por parada cardiorrespiratória.
Populares relataram que houve certa demora para a chegada do SAMU, que vizinhos teriam acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, após o início da crise convulsiva do homem, mas que pela falta de ambulâncias e a demora da chegada da equipe, o paciente teria evoluído a óbito.
A empresa gestora do SAMU em Ponta Grossa emitiu uma nota, confirmando que o primeiro acionamento sobre esse caso teria acontecido às 13h06, quando houve a informação de que a vítima estaria consciente e respirando. A empresa gestora do SAMU confirmou que todas as unidades de suporte básico estariam em atendimento, mas que orientações foram repassadas até a chegada da equipe.
Quase 20 minutos depois, uma nova ligação ao SAMU revelou alterações no quadro do paciente, e que, devido à gravidade, foi dado prioridade máxima ao caso, inclusive com deslocamento do médico. A UTI móvel chegou até o local às 13h41, já encontrando o homem sem vida: procedimentos de reanimação foram realizados, mas sem sucesso.
NOTA OFICIAL - Confira a nota, na íntegra, assinada por Rodrigo Lagos, da Coordenação Médica do SAMU Campos Gerais:
"A SMB gestão em saúde, vem por meio deste esclarecer os fatos para melhor entendimento acerca ocorrência d e regulação SAMU sob número 13,5 onde um homem de 53 anos veio a falecer, neste 27/09/2024. Tal ação traz o compromisso da empresa em sempre manter a transparência em todos os seus processos, bem como a busca contínua da melhoria dos serviços prestados.
O SAMU foi acionado inicialmente às 13:06:26, com relato inicial de crise convulsiva em um homem, o qual encontrava-se em um estabelecimento comercial. De acordo com informações colhidas no Boletim de Atendimento, solicitante informava paciente CONSCIENTE e RESPIRANDO, desta forma o médico de imediato solicitou atendimento por unidade de suporte básico, porém neste momento todas as viaturas encontravam-se em outros atendimentos, justificados via sistema, desta forma foi mantido a conduta e procedido com orientações sobre posicionamento da vítima e demais cuidados até a chegada da equipe, posteriormente houve outras ligações solicitando a ambulância, porém sem novos dados clínicos.
Às 13:25:05, nova ligação onde solicitante informa alterações no quadro do paciente denotando maior gravidade, o que leva o médico regulador a enviar recurso, agora disponível em prioridade máxima. A seguir, tenta por diversas vezes orientar os transeuntes, porém sem sucesso pois os mesmos negam-se a conversar com os médicos. Às 13:41:00, unidade de UTI móvel chega ao local evidenciando paciente em parada cardiorespiratória, sendo iniciado protocolos de reanimação, estes infelizmente sem sucesso.
Ressaltamos que a cidade de Ponta Grossa possui quantitativo adequado quanto ao número de viaturas, conforme critérios de dimensionamento estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Entretanto, há horários de pico no número de atendimentos, gerando períodos de espera prolongado, muitas vezes devido a condições não tão urgentes.
Ponta Grossa, 27 de setembro de 2024.
Rodrigo Lagos
Coordenação Médica - CRU SAMU Campos Gerais
SMB Gestão em Saúde"