Mosteiro Portaceli realiza festa de Santa Beatriz neste sábado
O evento acontecerá a partir das 13h, em Ponta Grossa
Publicado: 15/08/2024, 11:23
As irmãs do Mosteiro Portaceli convidam a população de Ponta Grossa para prestigiar a festa de Santa Beatriz, que será realizada neste sábado (17), a partir das 13h. O evento será em homenagem à Madre Maria Beatriz, fundadora do Mosteiro, que está localizado na Avenida General Carlos Cavalcanti, 7333. A celebração contará com uma missa às 15h com o bispo Dom Bruno Elizeu Versari e também com vendas de pastéis, espetinhos e bolos.
Madre Beatriz do Espírito Santo e o sonho de um Mosteiro - Madre Maria Beatriz do Espírito Santo voltou aos braços do Pai, depois de 54 anos de vida religiosa voltados a Ponta Grossa e ao Mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição, o Mosteiro Portaceli, que fundou em 1965, ao lado de outras cinco consagradas vindas do Mosteiro da Luz, em São Paulo. Das fundadoras, resta viva somente, agora, irmã Beatriz de São Rafael.
A religiosa Maria Beatriz do Espírito nasceu Edwiges Caleffi, em 1922, em Jundiaí (SP), e ingressou no Mosteiro da Luz em março de 1942. Seu corpo está sepultado no Cemitério Parque Jardim Paraíso, em Uvaranas. A missa de corpo presente foi celebrada pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi. Neta de italianos, Edwiges ficou órfã de pai aos dois anos e, aos quatro, perdeu a mãe. Seu único irmão, José, faleceu em 2009.
Criada por familiares, a jovem sentiu-se chamada à vida religiosa e escolheu a maneira contemplativa, aos 20 anos. A Ordem da Imaculada Conceição pertence à Regra Concepcionista, criada há 508 anos por Santa Beatriz. Como fundadora do Mosteiro Portaceli, foi também sua primeira abadessa, cargo que exerceu por quase 40 anos. Com a missão religiosa, madre Maria Beatriz escreveu quatro livros: Da Corte ao Claustro, Maria Oliva Maria de Jesus, Frei Galvão, o Bandeirante de Cristo e Frei Galvão, Fiel Servo de Deus.
Madre Maria Beatriz elaborou dez novenas e vias-sacras, sob a forma de devocionários, e traduziu da obra da irmã Maria de Jesus de Agreda, Mística Cidade de Deus. A tradução, feita em quatro volumes, se estendeu por 25 anos e foi oferecida pela madre a Nossa Senhora pelo êxito da fundação do Mosteiro Portaceli.
Sob supervisão de Mario Martins, com informações das assessorias