2º Festival de Balonismo começa nesta sexta em PG
O evento promete um espetáculo colorido e cheio de aventura, com uma série de voos competitivos e atividades especiais.
Publicado: 18/07/2024, 18:09
Os céus de Ponta Grossa ficarão vibrantes com balões de ar quente neste fim de semana. A cidade irá sediar o 2º Festival Paranaense de Balonismo, a partir desta sexta-feira (19), e se estende até o próximo domingo (21) no Centro de Eventos. O evento promete um espetáculo colorido e cheio de aventura, com uma série de voos competitivos e atividades especiais.
Organizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo, e com o apoio da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), o festival deve atrair mais de 30 mil pessoas, incluindo moradores locais e visitantes da região dos Campos Gerais do Paraná.
Ao todo, 10 balonistas participarão do festival. Embora os horários dos voos tenham sido definidos na segunda-feira (15), eles podem ser ajustados de acordo com as condições do vento. A análise das condições climáticas será feita por uma equipe técnica nos dias que antecedem o evento e também no início de cada voo.
Os pilotos participantes do 2º Campeonato Paranaense de Balonismo em Ponta Grossa incluem Bernardo Spack, Caio Spack, Eric Bitencourt, Jaime Pinho, Kaio Chemin, Leandro Chemin, Mauro Chemin, Marcos Soares, Wilson Bitencourt e o atual campeão, Lucas Chemin.
Programação
19/07–sexta-feira
7h - 1º voo competitivo-decolagem de diversas partes da cidade
16h - 2º voo competitivo - decolagem do Centro de Eventos
19h - Carreata do fogo pelas ruas da cidade
20/07 - Sábado
7h - 3º voo competitivo - decolagem de diversas partes da cidade
16h - 4º voo competitivo - decolagem do Centro de Eventos
19h - Night Glow no Centro de Eventos
21/07 - Domingo
7h - 5º voo competitivo - decolagem de diversas partes da cidade
16h - Voo de encerramento - decolagem do Centro de Eventos
COMPETIÇÃO - Entre as provas competitivas do Festival, destacam-se:
* Alvo Declarado pelo Piloto (Pilot Declared Goal): Os pilotos declaram um alvo antes do voo e tentam chegar o mais próximo possível deste ponto;
* Alvo Declarado pelo Juiz (Judge Declared Goal): O alvo é determinado pelos organizadores e os pilotos devem tentar atingi-lo;
* Valsa de Hesitação (Hesitation Waltz): Prova onde os pilotos escolhem entre vários alvos declarados e devem decidir qual o melhor a ser atingido durante o voo;
* Fly-In: Os pilotos decolam de um local a sua escolha e tentam atingir um alvo pré-determinado;
* Fly-On: Após atingir um primeiro alvo, os pilotos devem declarar e voar em direção a um segundo alvo;
* Caça à Raposa: Um balão “raposa” decola e os competidores tentam segui-lo e lançar uma marca o mais próximo possível do ponto de aterrissagem da raposa;
* Gordon Bennett Memorial: Prova em homenagem ao aviador Gordon Bennett;
* Alvo com Janela de Tempo: Os pilotos devem atingir um alvo dentro de uma janela específica de tempo;
* Mínima Distância com Duas Marcações.
MAIOR BALÃO DO MUNDO - O festival também contará com a presença do 'maior balão do mundo' em formato de cegonha, medindo aproximadamente 55 metros de comprimento. Idealizado pelo médico ginecologista Karam Abou Saab, este balão foi criado para promover uma campanha contra a gravidez precoce e será uma das principais atrações do evento.
A expectativa é que mais de 30 mil pessoas participem do festival deste ano, superando a edição anterior, que atraiu mais de 20 mil espectadores. Em 2023, o festival apresentou balões com formatos especiais, como um canguru e um pica-pau, além de promover o primeiro Campeonato Paranaense de Balonismo com o apoio da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB).
O evento é uma oportunidade imperdível para os entusiastas do balonismo e todos que apreciam um espetáculo visual impressionante. Todos estão convidados a participar e desfrutar de momentos únicos de beleza e emoção nos céus.