Programa ‘Muralha Digital’ reforça a segurança nas ruas de PG
O sistema vem para revolucionar a segurança no município e garantir mais agilidade nos atendimentos a ocorrências e identificação de pessoas e veículos
Publicado: 16/07/2024, 18:48
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), realizou na tarde desta terça-feira (16), o lançamento da 'Muralha Digital', estrutura tecnológica de segurança e monitoramento em Ponta Grossa. A solenidade foi realizada no Salão Ático do Sicredi Campos Gerais e reuniu autoridades e representantes das forças de segurança do município.
A Muralha Digital é uma avançada estrutura tecnológica voltada para o monitoramento entradas e saídas do município, bem como de pontos estratégicos com alto fluxo de pessoas. O sistema vem para revolucionar a segurança no município e garantir mais agilidade nos atendimentos a ocorrências e identificação de pessoas e veículos.
Segundo a Secretária de Cidadania e Segurança Pública de Ponta, Tânia Sviercoski, a moderna tecnologia da Muralha Digital ampliara muito o sistema de segurança da cidade com a possibilidade de identificação ágil e assertiva de ocorrências em tempo real e com isso robustecer o sistema na captação de provas. “O próprio sistema vai buscar e identificar pessoas com alerta de desaparecimento, pessoas com restrições judiciais, veículos com alerta de furtos, isto é, vem para agilizar e trazer mais assertividade ao trabalho das forças de segurança”, afirma.
A secretária também comentou que a tecnologia adquirida é o que tem de mais moderna no mercado e traz uma eficaz segurança para todos. “Foram aproximadamente R$ 4,9 milhões investidos em câmeras que identificam placas e modelos de veículos, identificam pessoas, tudo isso vinculado a uma base de dados. Além disso, também serão instalados totens de monitoramento em parques e praças da cidade que irão se somar ao sistema da muralha”, destaca.
GALERIA DE FOTOS
O Muralha Digital irá contar com informações do banco de dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP-PR) e também da própria SMCSP, para coletar dados para enriquecer essa base de dados. Ao todo, serão instaladas 111 câmeras de monitoramento - 63 com capacidade de leitura de placas e outras 48 com reconhecimento facial.
Presente no evento, o delegado da polícia Civil, Nagib Nassif Palma, comentou sobre a facilidade que o sistema irá proporcionar nas investigações e na coleta de dados. “Nós vivemos de informação, a essência da investigação é a coleta de dados e esse sistema vem facilitar nosso trabalho nessa busca por informação, é uma estrutura extremamente moderna que se tornará nosso principal aliado no dia a dia”, conta.
Obras no CCO devem ser concluídas em setembro
Toda a estrutura de monitoramento será concentrada no Centro de Inteligência e Controle de Operações da SMCSP, que atualmente está em reformas. A obra deve ser concluída até setembro, segundo Tânia Sviercoski , secretária da pasta. Além da Guarda Civil Municipal, o espaço também irá abrigar outras forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Federal. A Defesa Civil e o Patrulhamento Viário também deverão operar na central, com informações sobre o clima e o trânsito.
Confira abaixo a transmissão ao vivo realizada pelo Portal aRede sobre o lançamento da Muralha Digital: