Veja como deve ficar central de operações da segurança pública de PG
Além da Guarda Civil Municipal, local multiagências ainda terá espaço para outras forças de segurança; previsão é que nova central seja entregue em setembro
Publicado: 04/07/2024, 14:21
A Secretaria de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa terá uma nova central de monitoramento. As reformas na atual sala de operações começaram nesta semana e devem ser finalizadas em setembro, de acordo com a secretária da pasta, Tania Sviercoski.
O vídeo abaixo mostra o projeto da nova central, que terá 10 bancadas para as equipes de trabalho, além de uma tela de led com 27 metros quadrados. Segundo Tania, a sala de situação será ampla e moderna e permitirá o acompanhamento da movimentação de toda a cidade em tempo real.
Além da Guarda Civil Municipal, o local multiagências também terá espaço para outras forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Federal. A Defesa Civil e o Patrulhamento Viário também deverão operar na central, com informações sobre o clima e o trânsito.
Na sala de operações, também irá funcionar a ‘Muralha Digital’, estrutura tecnológica voltada para o monitoramento de pontos com alto fluxo de pessoas. O recurso contará com informações do banco de dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP/PR). Segundo a secretária, serão instaladas 25 câmeras com capacidade de leitura de placas e outras 48 com reconhecimento facial.
Confira a live do Portal aRede sobre a nova sala de operações e sobre o aplicativo '153 Cidadão', lançado pela Prefeitura de Ponta Grossa.