Presidente do TRF-4 visita escola onde estudou em PG | aRede
PUBLICIDADE

Presidente do TRF-4 visita escola onde estudou em PG

Fernando Quadros da Silva esteve na escola municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães; desembargador prestou homenagem a sua primeira professora, Marcela Szawka

Imagem ilustrativa da imagem Presidente do TRF-4 visita escola onde estudou em PG
-

Publicado por Matheus Gastaldon

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães, em Ponta Grossa, recebeu a visita de um grupo de peso do Poder Judiciário Federal, nesta sexta-feira (21). E o motivo não poderia ser mais nobre: o presidente do Tribunal Regional Federal da 4º região (TRF4), desembargador Fernando Quadros da Silva, visitou a escola onde se alfabetizou e prestou homenagens a sua primeira professora, Marcela Szawka.

Fernando Quadros da Silva estudou o primário na escola, em 1971, aos sete anos. Natural de União da Vitória, é juiz de Direito desde 1993 e atual presidente do principal Tribunal do Sul do País durante o biênio 2003-2025. Ao revisitar o local, viu grandes mudanças e relembrou cenas de quando começou os estudos. Agradeceu a professora Marcela, que não esperava pelo reconhecimento.

“Pensei, deve ser brincadeira. Então nos dias de hoje, na educação, ser lembrada por um aluno e que ele sinta a necessidade de se reencontrar, demonstra que a escola foi uma coisa muito boa para ele, porque quis ver a escola e rever a professora”, conta a docente, que trabalhou na Rede Municipal, na Penitenciária Estadual de Ponta grossa e também na Rede Estadual. “Ele nunca me esqueceu. Não tem como explicar, é maravilhosa a sensação de ser valorizada assim por uma pessoa que era uma criança e que tem em sua memória a minha pessoa até hoje”, emociona-se ela, aposentada desde 2008.

Junto com a delegação, o desembargador conversou com a equipe, ouviu o coral da escola, conheceu as salas de aula e falou com estudantes – que já tinham estudado sua biografia como trabalho pedagógico. Encantou-se com a evolução ocorrida e refletiu sobre o valor da Educação. “Na época em que eu estudei na Escola Municipal Coronel Cláudio, era o primeiro contato que a gente tinha fora da família, então você aprendia muito, era um mundo que se abria, a alfabetização abre muitas portas”, narra o desembargador, que destacou o que considera uma função transformadora do estudo na vida das pessoas: “o ensino proporcionado pelo poder público é a grande ferramenta de transformação social. Então é uma alegria muito grande voltar à escola que estudei no primário”, afirma.

Fernando e a professora Marcela Szawka
Fernando e a professora Marcela Szawka |  Foto: Divulgação/PMPG.
  

Fernando Quadros da Silva também destacou a qualidade atual da escola. “Aumentou, está muito bem cuidada. Fico feliz de ver que houve uma verdadeira revolução no ensino, a gente vê o prédio muito bem cuidado, professores muito motivados, e vejo um cuidado muito grande da administração municipal com o ensino na cidade de Ponta Grossa. Desejo que todos tenham essa oportunidade de ter um ensino público de qualidade, para poderem ser pessoas integradas à sociedade, conseguir realizar seus sonhos e objetivos e serem felizes, porque a escola também nos ensina a aprender, a buscar a felicidade e ser pessoas que estão continuamente buscando melhorar como seres humanos”, define o desembargador.

O Juiz Federal Antônio César Bochenek, da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa, também esteve na comitiva. “A educação é tudo na vida das pessoas, especialmente para nós, que estamos trabalhando no poder judiciário e temos que estudar todos os dias, sempre nos qualificando, melhorando, aperfeiçoando. E tudo começa em uma escola, em um primeiro ano, com uma primeira professora”, comenta o magistrado. “É como estamos vendo hoje nesta visita, a importância da alfabetização, da escola, para podermos acompanhar como as coisas têm evoluído. Estão todos de parabéns, a Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura, em organizar e preparar essas crianças para o mundo. Esse começo é fundamental”, considera.

VISITA INCENTIVA ESTUDANTES - Rosana Gonçalves, diretora da escola, conta que a visita é um incentivo para a comunidade. “A vista traz a mensagem de que estudar vale a pena. O incentivo que ele trouxe para as crianças mostra que elas podem ser o que quiserem, desde que valorizem o estudo. Incentiva as crianças para que se dediquem cada vez mais”, conta a diretora, que enalteceu a humildade do desembargador diante da professora. “Enalteceu o trabalho dela e mostrou a importância que teve na vida dele. Sabemos o nosso valor na vida das pessoas e é através dos professores que vamos nos tornar cidadãos cada vez melhores”, afirma a diretora Rosana.

Visita aconteceu na manhã desta sexta-feira (21)
Visita aconteceu na manhã desta sexta-feira (21) |  Foto: Divulgação/PMPG.
  

Com informações da Assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE