Entenda complexidade das obras de ligação entre Órfãs e Boa Vista
Quase R$ 12 milhões serão investidos na obra
Publicado: 07/06/2024, 20:23
A megaobra de ligação entre os bairros Órfãs e Boa Vista está em fase inicial. O projeto prevê a implantação de obra de arte especial, para ligar a avenida Anita Garibaldi com a rua Ercílio Slaviero. Ao todo, serão investidos quase R$ 12 milhões de recursos obtidos pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), em mais de 630 metros de via. O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko destaca que a obra é que exige maior mobilização da pasta, atualmente.
"Essa é uma obra bem mais espinhosa. Ela foi mais difícil de começar, devido a licença ambiental", disse Honesko. O local onde será construída a ligação entre os bairros é de mata fechada, isso explica a burocracia enfrentada pela Prefeitura Municipal para conseguir o licenciamento ambiental.
Honesko revela que, neste momento, o serviço que está sendo realizado é o de terraplanagem. O secretário afirma que as árvores que foram cortadas para a construção da via de ligação dos bairros serão replantadas em outro local ainda não definido. Depois de terminada a terraplanagem a empresa terceirizada que realiza a obra terá que executar o desvio do rio que existe no local para a construção de um bueiro celular. "Depois de desviar o rio e executar o bueiro, a empresa começa a obra de aterro de terra", revela o secretário. Honesko explica que a obra de aterro necessita de um cuidado em relação a compactação do terreno e por isso ela ocorre de forma mais lenta.
Depois da conclusão do aterro, as obras estruturais dão continuidade a construção da ligação entre os bairros Órfãs e Boa Vista. "A gente estima que a entrega da obra aconteça no primeiro semestre do ano que vem", finaliza o secretário.