Parceria de reflorestamento e inclusão chega a PG | aRede
PUBLICIDADE

Parceria de reflorestamento e inclusão chega a PG

Foi inaugurada na APAE uma estufa sustentável, através do projeto 'Cultivando Cidadania'

Projeto promove a preservação ambiental por meio do plantio e cultivo de mudas nativas
Projeto promove a preservação ambiental por meio do plantio e cultivo de mudas nativas -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No 'Dia Mundial do Meio Ambiente', a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cocari), o Banco CNH, o Instituto Água e Terra (IAT) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), anunciam a inauguração de uma estufa sustentável em Ponta Grossa, parte do projeto 'Cultivando Cidadania' que promove a preservação ambiental por meio do plantio e cultivo de mudas nativas, destinadas para o reflorestamento.

A construção da estufa, com recursos provenientes do Banco CNH, parceiro do projeto encabeçado pela Cocari, foi parte central da iniciativa. O local já está em funcionamento e atua como um viveiro, sendo a base para a recuperação de áreas degradadas e a preservação da biodiversidade local, com ênfase nas matas ciliares e áreas de preservação legal, essenciais para a proteção dos recursos hídricos, fauna e flora.

“A Cocari promove o projeto Cultivando Cidadania há 15 anos, e já são mais de 60 alunos beneficiados com o programa e mais de 1,3 milhão de mudas produzidas, e nos sentimos orgulhosos de trazer para Ponta Grossa, juntamente com os parceiros este importante projeto de inclusão social e preservação ambiental. Recebemos as primeiras mudas na semana passada e demos início a esse importante trabalho de restauração, inclusão e conscientização ambiental”, explica o presidente da Cocari, Marcos Antonio Trintinalha. O viveiro, uma área de serviço e um depósito de ferramentas foram construídos dentro do terreno da APAE, totalizando uma área exclusiva de 92,5m².

Com o objetivo de aumentar anualmente a produção de mudas de plantas nativas no viveiro, garantindo a disponibilidade de espécies essenciais para a recuperação ambiental, o segundo passo é a destinação das mudas aos produtores cooperados e clientes dos parceiros, para incentivar o reflorestamento nas propriedades rurais. Também é oferecida orientação técnica especializada para a implantação de florestas, focando na recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente.

“Esses investimentos são para o Banco um reconhecimento aos parceiros que buscam contribuir para desafios reais do produtor rural frente ao reflorestamento, à preservação e à manutenção das suas matas ciliares. Sabemos da dificuldade na manutenção dessas áreas para o pequeno agricultor e apoiar projetos como esse que gera mudas qualificadas, suporta com consultorias técnicas e ainda promove inclusão é a forma de valorizarmos a Sustentabilidade na nossa cadeia de valor”, afirma Heberson De Goes, presidente do Banco CNH.

RESPONSABILIDADE - O projeto não apenas beneficia o meio ambiente, mas também destaca a inclusão social e o desenvolvimento profissional, com alunos da APAE passando a fazer parte do quadro de colaboradores da Cocari, assim como já acontece nas outras Apaes pertencentes ao projeto.

“Esta parceria proporciona a alunos especiais a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Através deste projeto, os alunos desenvolvem habilidades profissionais, sociais e intelectuais, contribuindo significativamente para a renda familiar e promovendo sua autonomia e dignidade”, explica a responsável pelo projeto na Cocari, Dayane X. R. de Carvalho.

CIDADANIA - Com foco na integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na preservação do meio ambiente, o projeto 'Cultivando Cidadania' é realizado nas demais cidades com a parceria do Instituto Água e Terra (IAT).

Participam cerca de 60 alunos, que são contratados como colaboradores da Cocari. A produção das mudas acontece em viveiros construídos nas Apaes de Mandaguari e Cambira, no Paraná, de Cristalina, em Goiás, e de Paracatu, em Minas Gerais.

Parte das mudas é comercializada por meio de outra iniciativa da Cocari, a 'Campanha Cocari Solidária'. Nesta campanha, interessados adquirem vales-muda nas entidades sociais participantes e concorrem, no final do ano, ao sorteio de prêmios. As mudas também são distribuídas gratuitamente para recomposição de matas ciliares e áreas de Reserva Legal das propriedades de produtores cooperados da Cocari.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE
</