UTFPR de Ponta Grossa recebe a maior feira aeroespacial da região
Esta é a segunda edição do Orion Days, uma feira voltada para estudantes e aberta ao público
Publicado: 12/04/2024, 19:02
Ponta Grossa está se preparando para receber o Orion Days, um festival que faz parte da 2ª edição da Feira Aeroespacial dos Campos Gerais, que acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de maio. Serão três dias que mobilizarão a região para falar sobre o mundo da ciência. O evento será realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa e é voltado para estudantes do ensino fundamental, médio e superior, além do público em geral.
O evento é um grande movimento de fomento à ciência, abordando temas como astronomia e engenharia aeroespacial. A Feira Aeroespacial Orion Days tem como objetivo levar conhecimento sobre ciência para crianças, adolescentes e a comunidade em geral, por meio de aulas dinâmicas e mini cursos para incentivar esse contato.
Essa é uma realização da Equipe de Projetos Aeroespaciais da UTFPR PG, Orion Aerospace Design, com o patrocínio da Prefeitura de Ponta Grossa, Comtur, Águia Sistemas, Buraco do Padre, Refúgio das Curucacas e Lavandário, e o apoio do Vale dos Trilhos e Rocketers.
Segundo Amanda R. Moreira, uma das organizadoras do evento, a missão da organização com o evento é despertar nas novas gerações o interesse pela inovação tecnológica, desmistificando a percepção de um mundo distante e inacessível. "O Orion Days é a maior e única feira deste ramo em âmbito regional, servindo como uma ponte que une a comunidade acadêmica e o público em geral ao mundo da Pesquisa Aeroespacial, Ciência e Tecnologia", explica.
A organização já divulgou algumas atividades que farão parte do Orion Days entre os dias 2 e 4 de maio. Entre os destaques estão a palestra principal com o renomado biólogo Átila Iamarino, estandes tecnológicos, corrida de dinossauros, mini cursos espalhados pelo Campus e passeios ao Buraco do Padre, um durante o dia com almoço e outro sendo uma experiência noturna, além de um passeio ao Refúgio das Curucacas, chamado "Decifrando as urnas".
De acordo com Moreira, a edição anterior do evento recebeu mais de 3.000 visitantes de toda a região e de diversas faixas etárias, além da participação de turmas escolares convidadas, que aproveitaram gratuitamente as atividades. O destaque da edição passada foi a presença do renomado geofísico e divulgador científico Sérgio Sacani, conhecido pelo canal Ciência Sem Fim, cuja palestra atraiu mais de 500 pessoas para a universidade.
Neste ano, a expectativa é atrair diversos participantes com a presença especial do biólogo Átila Iamarino, reconhecido pelo seu trabalho na apresentação do programa Nerdologia.
Com informações de assessoria de imprensa.