IFPR em PG poderá ser descontinuado por falta de recursos | aRede
PUBLICIDADE

IFPR em PG poderá ser descontinuado por falta de recursos

O anúncio das cidades contempladas com as 100 novas sedes que serão construídas, através do Novo Pac da Educação, foi feito nessa terça-feira (12); Ponta Grossa não entrou na lista

As 100 novas sedes do IFPR devem ser construídas até 2026
As 100 novas sedes do IFPR devem ser construídas até 2026 -

Larissa Bim

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após Ponta Grossa não entrar na lista de cidades que receberão uma das 100 novas sedes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) que serão construídas até 2026 em todo o país, o coordenador do Centro de Referência do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Ponta Grossa, Adriano Stadler, informou ao Portal aRede que a atuação do instituto poderá ser descontinuada no município. O anúncio com a lista das cidades contempladas através do Novo Pac da Educação foi feito nessa terça-feira (12).

Adriano relatou que a descontinuação pode ocorrer por falta de recursos, visto que a atuação em Ponta Grossa é uma extensão da unidade de Curitiba. O IFPR em Ponta Grossa possui um convênio com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e as aulas, do ensino médio técnico, com o curso de Informática, acontecem no Centro Integrar (antigo PDE), localizado no campus Uvaranas.

Desde o final do mês de fevereiro, o IFPR buscava apoio para conseguir que uma das novas sedes fosse em Ponta Grossa. Os vereadores protocolaram duas moções de apelo, dirigidas à Prefeita Elizabeth e ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; os vereadores Geraldo Stocco e Dr. Erick protocolaram uma terceira moção ao ministro da Educação, ministro da Casa Civil e ao deputado federal, Aliel Machado. Além disso, a UEPG ressaltou a possibilidade de cessão de um terreno de 60 m² para a construção dentro do Campus Uvaranas.

Com a construção do prédio próprio, o instituto poderia expandir os cursos e o número de vagas, além de ter professores contratados para as aulas no município, pois atualmente conta com professores cedidos de outros institutos da região. 

Mesmo com toda a mobilização, Ponta Grossa não foi uma das cidades contempladas. O coordenador ressaltou que alguns dos "municípios contemplados com um campus, irão começar do zero", enquanto na cidade, o instituto já atuava mesmo sem sede própria. E enfatiza que "a vinda do campus permitiria ampliar o ensino, pesquisa e extensão na cidade". 

O vereador Geraldo Stocco, um dos apoiadores do instituto, lamentou dizendo que "somos uma cidade universitária, a quarta maior cidade do Paraná e sem dúvida nenhuma isso iria agregar muito para a formação técnica. (...) Ponta Grossa é uma cidade industrial, então a formação técnica é primordial", declarou. E terminou dizendo que o trabalho continuará para que o município receba um polo do IFPR. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE