Engenharia da UEPG poderá fiscalizar obras paralisadas
Alunos de Engenharia da UEPG serão capacitados para fiscalizar obras paralisadas
Publicado: 09/03/2024, 04:30
Alunos dos cursos de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participarão, nesta segunda-feira (11), de capacitação para atuar no projeto Ver a Cidade, que será desenvolvido em parceria entre a instituição, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O encontro técnico terá início às 14 horas, no auditório do Bloco E da UEPG.
O Ver a Cidade envolverá alunos de graduação das quatro universidades estaduais que possuem cursos de Engenharia Civil - além da UEPG, a UEL (Londrina), a UEM (nos campi de Maringá e Umuarama) e a Unioeste (Cascavel) - na fiscalização e divulgação de informações sobre obras municipais paralisadas nessas cidades e regiões.
O projeto faz parte de um conjunto de 14 iniciativas que serão desenvolvidas pelo TCE-PR com as sete universidades estaduais paranaenses para fortalecer a participação do cidadão no acompanhamento da gestão pública, chamada de Controle Social. O Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (Seti-PR) e as universidades foi assinado em 20 de janeiro, na sede do TCE-PR, em Curitiba. A participação dos universitários nessas ações contará como atividades de extensão.
No total, 60 estudantes e dez orientadores atuarão no projeto Ver a Cidade, sob supervisão do Crea-PR e após receber capacitação. Na UEPG, a primeira instituição a preparar seus alunos, servidores do TCE-PR falarão sobre Controle Social, explicarão o funcionamento do Termo de Cooperação Técnica e detalharão os objetivos e a metodologia do projeto. Já representantes do Crea-PR abordarão a questão da responsabilidade ético-profissional.
No TCE-PR, os trabalhos envolvem a Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS), na operacionalização do convênio junto às universidades; e a Coordenadoria de Obras Públicas (COP), na capacitação técnica, consolidação dos dados e sua utilização como insumo para suas futuras fiscalizações do Tribunal.
Das Assessorias