CimSaúde inicia matriciamentos nas Unidades Básicas de PG
O Consórcio utiliza do Sistema IDS, onde os municípios podem realizar consultas sobre os prontuários e os Planos de Cuidado dos pacientes
Publicado: 15/02/2024, 10:49
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) iniciou na última semana os matriciamentos nas Unidades Básicas (UBS) de Ponta Grossa. O primeiro atendido foi a UBS Javier Cejas. “Foi uma troca de experiência muito boa entre o Ambulatório de Especialidades com a Atenção Primária à Saúde”, aponta a enfermeira do Consórcio, Thais Silva. Durante o ano, a meta do CimSaúde é alcançar grande parte das Unidades do município com as capacitações. “Queremos passar por uma a cada mês”, antecipa.
As Linhas de Cuidado à Saúde do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, Qualicis, os formulários de compartilhamento, que devem ser preenchidos pelos profissionais do município e CimSaúde, a estratificação de risco, os exames agendados e o sistema utilizado foram apresentados. O Consórcio utiliza do Sistema IDS, onde os municípios podem realizar consultas sobre os prontuários e os Planos de Cuidado dos pacientes. “Este compartilhamento de informações entre Atenção Primária e Secundária é essencial para o cuidado dos pacientes”, avalia a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.
Para a enfermeira, além de qualificar, os matriciamentos servem para criar vínculo com os profissionais das unidades. “Facilita o processo de trabalho de ambas as partes, pois, um depende do outro para que façamos um trabalho de excelência”, destaca.
Das assessorias