Unidade de Progressão de PG recebe visita de representante da ONU | aRede
PUBLICIDADE

Unidade de Progressão de PG recebe visita de representante da ONU

Integrante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime esteve na unidade de Ponta Grossa para conhecer o projeto de ressocialização que se transformou em referência nacional

Visita de Mariana Carrera à unidade de Ponta Grossa aconteceu na terça-feira (30) pela manhã
Visita de Mariana Carrera à unidade de Ponta Grossa aconteceu na terça-feira (30) pela manhã -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Reconhecida nacionalmente por seu projeto diferenciado de ressocialização, a Unidade de Progressão de Ponta Grossa recebeu, na manhã dessa terça-feira (30), uma visita ilustre: a representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), esteve no local para conhecer o projeto. Devido ao trabalho desenvolvido desde que foi inaugurada oficialmente, em 2022, o reconhecimento de lideranças, com representantes de outras cidades e outros estados brasileiros que visitaram a Unidade para observar a metodologia empregada no local, despertou o interesse da comissão da ONU, para ver, na prática, todos os diferenciais que fazem dessa unidade ser referência no Brasil.

A comissão foi representada por Mariana Carrera, que esteve na unidade junto com outros representantes da Polícia Penal do Estado. Além de Ponta Grossa, Mariana e outra representante da ONU, Carolina Pekny, visitaram o Centro de Integração Social (CIS), localizado em Piraquara. A visita delas faz parte do projeto PRIS-COOP, que visa promover a adoção de práticas inovadoras e interinstitucionais para fortalecer a gestão penitenciária e o enfrentamento às facções criminosas no Paraguai e Brasil. O principal objetivo foi conhecer de perto as boas práticas adotadas no Estado, visando identificar estratégias replicáveis e parcerias com o sistema prisional paraguaio.

GALERIA DE FOTOS

  • Mariana e outros representantes da Polícia Penal do Estado visitaram a Tecnobloco
    Mariana e outros representantes da Polícia Penal do Estado visitaram a Tecnobloco
  • Mariana e outros representantes da Polícia Penal do Estado visitaram a Tecnobloco
    Mariana e outros representantes da Polícia Penal do Estado visitaram a Tecnobloco
  • Mariana e outros representantes da Polícia Penal do Estado visitaram a Tecnobloco
    Mariana e outros representantes da Polícia Penal do Estado visitaram a Tecnobloco
  • Mariana e outros representantes da Polícia Penal do Estado visitaram a Tecnobloco
    Mariana e outros representantes da Polícia Penal do Estado visitaram a Tecnobloco
  • Representantes da ONU visitaram também outros projetos no Paraná
    Representantes da ONU visitaram também outros projetos no Paraná
  

Na Unidade de Progressão de Ponta Grossa, ela pode conferir de perto que mais de 230 presos que trabalham e estudam, onde é empregado um modelo diferenciado de ressocialização para aqueles que, em breve, retornarão à sociedade. O local conta com quatro empresas instaladas, onde os apenados trabalham e recebem por isso, acumulando recursos financeiros para quando a pena acabar, de onde também sairão com estudo e com qualificação profissional. A estrutura está montada em um terreno com 90 mil m², que sediou um seminário e posteriormente uma faculdade, em Uvaranas, onde os presos ficam livres, sem algemas e sem os trajes característicos. Além disso, outras empresas, órgãos e entidades recebem os serviços de apenados que estão alocados na Unidade.

José Augusto Pelegrini Junior, diretor da Unidade de Progressão, recebeu os visitantes e apresentou toda a estrutura da Unidade. Para ele, a visita da representante da ONU mostra que o trabalho sério e diferenciado realizado com o projeto está apresentando resultados positivos. “É o reconhecimento do trabalho, da fixação da Unidade de Progressão como uma unidade inovadora. É o reconhecimento de um novo modelo de gestão dentro do sistema penitenciário”, resume.

Entre essas fábricas presentes dentro da Unidade de Progressão está a Tecnobloco, onde Mariana e os outros membros estiveram nessa terça. “Nós mostramos a fábrica e eles conheceram a Tecnobloco, viram como que é o trabalho dentro da fábrica, como que é o processo que fazemos com eles quanto ao treinamento e à capacitação das pessoas”, explicou Leandro Nunes de Souza, diretor da Tecnobloco.

A Tecnobloco hoje tem mais de 40 apenados que trabalham no local, juntamente com outros 32 trabalhadores em regime CLT – a meta é que esse número de apenados chegue a 50 em fevereiro. Além da Tecnobloco, no local também estão as empresas LCM Construtora, WallClick e a filial de uma indústria que trabalha com fundição, a Hubner. Nelas, os trabalhadores recebem uma ‘bolsa’ com um valor em dinheiro que é pago mensalmente, em uma conta pertencente ao trabalhador ou a algum familiar. Além de renda, o apenado recebe qualificação, para que possa voltar a ser inserido na sociedade no pós-cumprimento da pena.

Os visitantes também puderam conhecer um ex-detento, que fez parte do projeto, trabalhou na Tecnobloco, ganhou a liberdade e posteriormente foi contratado pela empresa como um trabalhador ‘CLT’.  “Ele pertenceu ao projeto, recentemente o recontratamos, e ele está super feliz aqui. Então é uma prova de que o projeto realmente ressocializa as pessoas, porque uma boa parcela dos apenados que participam do projeto acabam ressocializados”, completa Leandro Nunes.

A reportagem do Portal aRede fez uma visita na Unidade em outubro de 2023, para conhecer o projeto. Confira a reportagem completa, com mais detalhes, clicando aqui.

O UNODC

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime está presente em 130 países através de seus programas globais e escritórios locais. No Brasil, essa agência da ONU facilita diálogos com países vizinhos na busca por soluções integradas a fim de contribuir para a redução de crimes, corrupção e terrorismo. A atuação se dá por meio de parcerias com órgãos federais, estaduais e municipais, além de organizações da sociedade civil, organizações não governamentais, centros de pesquisas e universidades.

Com informações da AEN

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE