Acidente entre condutores sem CNH mobiliza Polícia em PG
Ocorrência foi na região do parque Nossa Senhora das Graças e terminou com duas pessoas feridas; um dos veículos envolvidos era um ciclomotor
Publicado: 07/11/2023, 08:15
Mesmo sem vítimas graves, um acidente acabou mobilizando as equipes da Polícia Militar (PM) na manhã desta segunda-feira (6). O motivo: os dois condutores envolvidos não possuíam habilitação. Segundo a corporação, a batida registrada na rua João Kubinski, próximo da capela Nossa Senhora das Graças no bairro Boa Vista, foi entre um automóvel e um ciclomotor (entenda a diferença entre moto e ciclomotor abaixo); condutor e passageira do ciclomotor ficaram feridos e precisaram ser encaminhados à UPA Santa Paula.
Após ser acionada, por volta 8h20 da manhã, a PM foi até o local e apreendeu o ciclomotor (levado ao pátio do 1º BPM), enquanto o veículo - que não teve o modelo divulgado - foi entregue a um motorista habilitado. Por rodarem sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ambos não escaparam de multa e punições relacionadas ao fato.
Moto x ciclomotor: qual a diferença?
Segundo a Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, provido de motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda a 50 cm³, equivalente a 3,05 pol. Se tiver motor elétrico, ele deverá ter potência máxima de 4 kW (4.000 W) e com velocidade máxima de 50 km/h.
São considerados ciclomotores, portanto, as famosas cinquentinhas (ciclomotores com motor de 50 cm³) e scooters elétricos que são equipados com motores de até 4kW. Já as motos e motonetas são veículos automotores de duas rodas, com ou sem side-car. No caso das motonetas (scooters, por exemplo), a posição de dirigir é sentada. Em motos, o condutor deve dirigir montado. Não há limite de velocidade ou potência para definir essa categoria.
Desde o dia 1º de julho, inclusive, ciclomotores deste tipo precisam ser emplacados e o condutor deve portar CNH na categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). Além disso, estão sujeitos ao licenciamento.
Com informações do portal Auto Esporte