Exposição Novos Olhares chega à Escola Loise Foltran de Lara
Iniciativa da ABC Projetos Culturais mostra a comunidade sob a perspectiva dos moradores
Publicado: 13/10/2023, 20:10
A Escola Municipal Louise Foltran de Lara, na Vila Estrela, recebe durante o mês de outubro a exposição Novos Olhares, promovida pela ABC Projetos Culturais. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade à Vila Nova por meio de fotos e textos produzidos pelos moradores da comunidade. A exposição permanece na escola até o dia 20 deste mês.
O projeto Novos Olhares expõe a Vila Nova sob a perspectiva de quem reside no local. Moradores jovens e adultos passaram por 30 semanas de oficinas textuais e fotográficas instrutivas para a produção dos conteúdos. A exposição mostra a realidade, as histórias e as faces que fazem parte da Vila Nova, situada entre o centro e o bairro Vila Estrela.
A ABC Projetos Culturais desenvolveu a iniciativa com apoio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), por meio da destinação de IPTU. O projeto tem o patrocínio de Antonio César Bochenek, Giorgia Bin Bochenek e das empresas Belgotex do Brasil, Mercadomóveis e Prestes Construtora.
A exposição já circulou no Cine Teatro Ópera, no Campus Central da UEPG e no Instituto de Educação César Prieto Martinez. Os textos e imagens produzidos pelos moradores da Vila Nova também viraram lambes colocados na Vila e deram origem a um fanzine, a um e-book e a um livro, que deve ser lançado em breve.
Céres Correia Haymussi é pedagoga na escola Louise Foltran, ela conta que a exposição tem impactos no senso crítico das crianças. "Age na percepção do seu mundo, que se assemelha em alguns aspectos mas se diferencia em outros, em relação a outros lugares. Possibilita a valorização do seu eu e do seu redor", diz. Ela ressalta o papel do projeto Novos Olhares. "Proporciona à comunidade, em geral, uma visão por outro ângulo e outra perspectiva de um lugar tão conhecido por eles", conta.
Sobre a interação das crianças com a exposição, Céres relata. "Gostam muito de encontrar rostos familiares, como mães, primos, vizinhos, amigos ou até eles mesmos. Por ser uma comunidade pequena, todos se conhecem", afirma a pedagoga.
A coordenadora do projeto Vila Nova - Novos Olhares, Alessandra Bucholdz, conta que através das iniciativas está sendo possível fazer com que diversos grupos comecem a prestar mais atenção na localidade, o que poderá refletir na melhoria da qualidade de vida da população. “Ao ganhar visibilidade, a comunidade também começa a ser mais ouvida, criando possibilidades para que algumas de suas demandas básicas comecem a ser atendidas”, pontua.
Da assessoria