Prefeitura lança Programa Mulher + Segura PG
Iniciativa prevê a realização de diversas ações de proteção envolvendo mulheres em situação de vulnerabilidade
Publicado: 31/08/2023, 20:43
A Prefeitura de Ponta Grossa realizou, na manhã desta quinta-feira (31), o lançamento do Programa Mulher + Segura PG. A cerimônia de apresentação oficial da iniciativa foi realizada no Cine-Teatro Ópera e contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, da secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, da presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, de representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, do Legislativo e do Judiciário.
O Programa Mulher + Segura PG faz parte do Vale dos Trilhos da Prefeitura de Ponta Grossa e está inserido no eixo Democratização Tecnológica e Inclusão Digital.
“Nós, como poder público, temos o compromisso de proteger e de criar dispositivos para ampliar a segurança das mulheres da nossa cidade”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt. Outro ponto ressaltado pela chefe do executivo foi a importância do trabalho conjunto entre as instituições.
“Hoje nos reunimos aqui com a promotora, a juíza, as delegadas e os demais representantes das forças de segurança e da rede de proteção para mostrar que nós estamos, cada dia mais, fazendo com que essas mulheres se sintam mais seguras em Ponta Grossa. Nós queremos ser referência no Paraná. Por isso, estamos implementando um grande conjunto de medidas no intuito de proteger nossas mulheres”, completou.
De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança, Tânia Sviercoski, o Programa prevê a implementação de diversas medidas visando o fortalecimento da rede de proteção e de acolhimento das vítimas de violência.
“Com o início das ações do Mulher + Segura PG teremos diversas medidas sendo implementadas. Entre elas, teremos a disponibilização de um aplicativo destinado às mulheres acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha, a criação do Selo Mulher + Segura PG para os estabelecimentos que se adequarem ao decreto municipal que regulamenta a questão dos ‘Drinks de Emergência’, a disponibilização de uma sala de acolhimento na 13ª SDP, além de uma linha direta para servidoras municipais, parcerias com instituições públicas e privadas, bem como a realização de palestras e outras ações de conscientização. É um Programa amplo e que busca oferecer um serviço diferenciado, mais humanizado e especializado”, explica.
Da assessoria