PG está fora do Top15 nacional em ranking de cidades competitivas | aRede
PUBLICIDADE

PG está fora do Top15 nacional em ranking de cidades competitivas

Estudo feito pelo Centro de Liderança Política (CLP) foi divulgado pelo canal CNN na manhã desta quarta; Curitiba e Maringá 'representam' o Paraná na lista

Líder do ranking é a cidade de Florianópolis (SC)
Líder do ranking é a cidade de Florianópolis (SC) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Florianópolis chegou à liderança do Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023. Isso significa que a capital catarinense é a cidade com a maior capacidade de fornecer serviços públicos de qualidade no Brasil. O estudo realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove e a Seall, foi antecipado com exclusividade pelo Canal CNN nesta quarta-feira (23).

Na primeira edição do ranking, em 2020, Florianópolis estava em quarto lugar. A cada ano, subiu uma posição, até chegar na liderança em 2023 — superando São Paulo, Barueri (SP) e São Caetano do Sul (SP); no Paraná, Curitiba e Maringá estão no Top 15, enquanto Ponta Grossa ficou de fora da lista - a colocação do município deve ser divulgada até o fim do dia, quando o estudo completo será apresentado.

Veja o Top15 completo:

1º Florianópolis (SC)

2º São Paulo (SP)

3º Barueri (SP)

4º Porto Alegre (RS)

5º São Caetano do Sul (SP)

6º Curitiba (PR)

7º Campinas (SP)

8º Vitória (ES)

9º Santana de Parnaíba (SP)

10º Santos (SP)

11º Maringá (PR)

12º Belo Horizonte (MG)

13º Balneário Camboriú (SC)

14º São Bernardo do Campo (SP)

15º Blumenau (SC)

O diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, vê a competitividade como um indicador de bem-estar social. Ou seja, um município competitivo “é aquele que atende o cidadão da melhor forma possível, em que o cidadão tenha a melhor qualidade de vida possível”.

Com 574 mil habitantes, Florianópolis lidera o ranking com boa avaliação nas áreas de qualidade de saúde, segurança e capital humano. Destacam-se também, na capital catarinense, a coleta de resíduos domésticos e o abastecimento de água, que tiveram nota máxima no estudo.

O estudo

A pesquisa avaliou 410 cidades brasileiras — a exata quantidade de municípios com população acima de 80 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizados em 2022.

Para o levantamento, o CLP utilizou 65 indicadores de áreas que são consideradas fundamentais para a competitividade municipal. São analisados, por exemplo, a taxa de matrícula no ensino básico, o tempo para abertura de empresa e a velocidade de desmatamento ilegal.

Esses dados foram retirados de cerca de 35 bancos de dados públicos. Para não haver desigualdade nas análises, todos os índices escolhidos costumam ser apresentados ou contam com a obrigatoriedade de divulgação de pelas prefeituras.

Os indicadores são distribuídos em 13 pilares fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamen

As informações são da CNN Brasil

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE