Prefeita busca verba de Itaipu para revitalizar ‘Arroio da Ronda’ | aRede
PUBLICIDADE

Prefeita busca verba de Itaipu para revitalizar ‘Arroio da Ronda’

Líderes políticos de Ponta Grossa participaram do evento de lançamento do projeto “Itaipu Mais que Energia” em Foz do Iguaçu (PR), na sexta-feira (18)

A prefeita Elizabeth e o deputado Aliel Machado reuniram-se com o diretor e com o coordenador da Itaipu
A prefeita Elizabeth e o deputado Aliel Machado reuniram-se com o diretor e com o coordenador da Itaipu -

Enaira Schoemberger

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) postou em seu Facebook, no último sábado (19), que apresentou um projeto de revitalização e microdrenagem da Bacia do Ronda. Durante o lançamento do 'Itaipu Mais que Energia', a líder do Poder Executivo de Ponta Grossa reuniu-se com o diretor da Itaipu, Enio Verri, o coordenador Carlos Carboni, deputado federal Aliel Machado (PV), e os secretários Cláudio Grokoviski (Fazenda) e Luiz Henrique Honesko (Infraestrutura e Planejamento) para apresentar o projeto. 

A prefeita publicou sobre a reunião em suas redes sociais nesse sábado (19).
A prefeita publicou sobre a reunião em suas redes sociais nesse sábado (19). |  Foto: Arquivo Redes Sociais
 

Entenda o projeto

A Itaipu Binacional lançou o programa 'Itaipu Mais que Energia' para apoiar projetos sociais, ambientais e de infraestrutura. O programa destinará R$ 931,5 milhões para todos os 399 municípios do Paraná e mais 35 de Mato Grosso do Sul, abrangendo uma área de 200 mil km² e beneficiando cerca de 11 milhões de pessoas. A Caixa Econômica Federal será parceira do programa para o repasse de investimentos às prefeituras e instituições.

Segundo o anúncio feito pela Itaipu nessa sexta-feira (18), a iniciativa marca uma ampliação da área de influência da usina e visa à responsabilidade social e ambiental, alinhando-se aos objetivos estratégicos da Itaipu Binacional para o desenvolvimento territorial sustentável, segurança hídrica e inovação em áreas como turismo e energias renováveis.

“Um dia histórico para os municípios paranaenses. Todos os municípios do nosso estado, além de 35 do Mato Grosso do Sul, serão beneficiados com um conjunto de ações que visam o fomento da sustentabilidade. É o governo federal trabalhando para reconstruir nosso país”, disse o deputado Professor Lemos (PT) que participou do lançamento do programa em Foz do Iguaçu (PR). 

Confira a lista dos municípios e mais informações sobre o programa clicando aqui

Como irá funcionar o investimento

O programa será executado em quatro eixos: Manejo de Água e Solo, Saneamento Ambiental, Energia Renovável e Obras Sociais, Comunitárias e de Infraestrutura. Cada município poderá cadastrar até três propostas com uma contrapartida financeira baseada na arrecadação municipal. Os projetos aprovados pela equipe técnica da Itaipu serão repassados à Caixa para formalização e deverão ser concluídos em até 2026.

Situação do ‘Arroio da Ronda’

A partir da década de 2000, principalmente nos afluentes da margem esquerda do Arroio da Ronda, começou um processo de construção de moradias e expansão da ocupação. Desde então, quando há chuvas volumosas, a população ao entorno sofre com inundações, acúmulo de resíduos e problemas de falta de energia. A situação se agrava nos períodos de chuva intensa e ciclones na cidade.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE