PG e região registram mais de 8 mil contratações em maio
De acordo com novo Caged, atividades em Ponta Grossa foram responsáveis por mais da metade das contratações
Publicado: 06/07/2023, 08:10
A região de Ponta Grossa alcançou em maio, segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 8.097 contratações. Já em abril, a região dos Campos Gerais registrou 7.527 admissões. Os municípios que se destacaram nesse cenário foram Ponta Grossa, Castro e Carambeí totalizando 4.507, 875 e 472 contratações, respectivamente.
A análise do levantamento revelou que 62,57% dos novos contratados na região são homens, enquanto as mulheres representam 37,43% do total. Além disso, constatou-se que 67,75% dos admitidos possuíam ensino médio completo, e a faixa etária mais empregada foi de 18 a 24 anos, com 30,36% dos novos trabalhadores.
Os setores com maior número de contratações na região foram a indústria, o comércio, o agronegócio e o administrativo. A Região Geográfica Imediata de Ponta Grossa conta com 12 municípios, são eles: Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés.
Trabalho temporário impulsiona o mercado
Robson Bini, gerente da Employer Recursos Humanos em Ponta Grossa, destacou que as empresas da região têm adotado cada vez mais o trabalho temporário como forma de atender às demandas de mão de obra. Segundo ele, essa modalidade tem sido amplamente utilizada, especialmente durante períodos sazonais pela indústria, comércio e serviços.
"Essa forma de contratação é uma oportunidade importante para os trabalhadores ingressarem no mercado de trabalho e se tornarem economicamente ativos", afirma Bini. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) estima que sejam criadas 530 mil vagas temporárias no segundo trimestre deste ano (abril, maio e junho).
Employer em PG
A Employer Recursos Humanos em Ponta Grossa está localizada na R. Dr. Colares, 255 - Centro, Ponta Grossa - PR, 84010-010. Informações sobre os serviços prestados estão disponíveis no site ou podem ser obtidas pelo telefone (42) 3224 - 0538. Os profissionais em busca de oportunidade podem conferir as vagas disponíveis e cadastrar o currículo no Banco Nacional de Emprego.
Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
As informações são de assessoria