PG e região registram mais de 8 mil contratações em maio | aRede
PUBLICIDADE

PG e região registram mais de 8 mil contratações em maio

De acordo com novo Caged, atividades em Ponta Grossa foram responsáveis por mais da metade das contratações

Maior número de contratações na região foram na indústria, comércio, agronegócio e administrativo
Maior número de contratações na região foram na indústria, comércio, agronegócio e administrativo -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A região de Ponta Grossa alcançou em maio, segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 8.097 contratações. Já em abril, a região dos Campos Gerais registrou 7.527 admissões. Os municípios que se destacaram nesse cenário foram Ponta Grossa, Castro e Carambeí totalizando 4.507, 875 e 472 contratações, respectivamente.

A análise do levantamento revelou que 62,57% dos novos contratados na região são homens, enquanto as mulheres representam 37,43% do total. Além disso, constatou-se que 67,75% dos admitidos possuíam ensino médio completo, e a faixa etária mais empregada foi de 18 a 24 anos, com 30,36% dos novos trabalhadores.

Os setores com maior número de contratações na região foram a indústria, o comércio, o agronegócio e o administrativo. A Região Geográfica Imediata de Ponta Grossa conta com 12 municípios, são eles: Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés.  

Trabalho temporário impulsiona o mercado

Robson Bini, gerente da Employer Recursos Humanos em Ponta Grossa, destacou que as empresas da região têm adotado cada vez mais o trabalho temporário como forma de atender às demandas de mão de obra. Segundo ele, essa modalidade tem sido amplamente utilizada, especialmente durante períodos sazonais pela indústria, comércio e serviços.

"Essa forma de contratação é uma oportunidade importante para os trabalhadores ingressarem no mercado de trabalho e se tornarem economicamente ativos", afirma Bini. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) estima que sejam criadas 530 mil vagas temporárias no segundo trimestre deste ano (abril, maio e junho).

Employer em PG

A Employer Recursos Humanos em Ponta Grossa está localizada na R. Dr. Colares, 255 - Centro, Ponta Grossa - PR, 84010-010. Informações sobre os serviços prestados estão disponíveis no site ou podem ser obtidas pelo telefone (42) 3224 - 0538. Os profissionais em busca de oportunidade podem conferir as vagas disponíveis e cadastrar o currículo no Banco Nacional de Emprego.

Direitos do Trabalhador Temporário

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.     

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE