Helena Mezzomo, criadora da Pastoral do Menor em PG, morre aos 95 anos | aRede
PUBLICIDADE

Helena Mezzomo, criadora da Pastoral do Menor em PG, morre aos 95 anos

Católica atuante, foi pioneira e destaque em muitas frentes da Igreja

Dona Helena Mezzomo com o padre Mathias Ham
Dona Helena Mezzomo com o padre Mathias Ham -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Faleceu na madrugada de hoje (22), em Ponta Grossa, a senhora Helena Formighieri Mezzomo, aos 95 anos de idade. Católica engajada, participou ativamente em vários setores da Igreja e da cidade, sendo presidente por diversas vezes da Legião de Maria, coordenadora diocesana do Apostolado da Oração, criadora da Pastoral do Menor, do Conselho de Leigos e da Associação de Promoção à Menina (APAM), além de ter integrado a comissão que fundou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente em Ponta Grossa e em algumas cidades da região. Foi quem estruturou também as duas primeiras casas-lares do Núcleo Promocional Pequeno Anjo.

 De acordo com Nair Serrato, amiga e companheira na Associação de Promoção à Menina, ‘dona’ Helena foi presidente do Comitium Assumpta (Legião de Maria), que atendia dois terços do Paraná, elevado em 1971 a Regia, passando a abranger todo o estado. Foi presidente de 1975 a 1980. Nesse período, o destaque foi o envio de leigos da Diocese para servir junto às missões no Paraguai, contemplando os brasileiros que viviam lá. “Eram as chamadas ‘Peregrinação por Cristo’. Eu fui entre 1973 e 1974. Fazia parte da ala juvenil da Legião de Maria. Mas, houve outras. Ficavam o mês inteiro de janeiro, trabalhando com a comunidade, formando pastorais. Iam ônibus lotados de pessoas daqui. A missão era um pedido de padres verbitas, que eram assessores espirituais da Regia do Paraná”, comenta Nair.

Helena Mezzomo também foi a protagonista da ação diocesana junto à Igreja-Irmã em Balsas, no Maranhão. Por um longo período foi coordenadora diocesana do Apostolado da Oração. “Foi nesse trabalho que sentiu a necessidade de fazer algo pelas meninas, idealizando juntamente com outras senhoras, a fundação da Associação de Promoção à Menina, a APAM, já com 37 anos de existência. Nunca deixou de participar da Associação, tendo sido presidente em muitos períodos. Depois, foi minha vice-presidente. Ela nunca deixou de estar lá com as crianças, com as meninas. Há seis anos, começou a ficar com a saúde muito fragilizada, mas, ainda assim, até cinco meses atrás participava das reuniões mensais”, destaca.  

Mulher de várias frentes, ‘dona’ Helena era quem ajudava a organizar as procissões de Corpus Christi, na época Dom Geraldo Pellanda, Dom Murilo Krieger e Dom João Braz de Aviz. Na coordenação da Pastoral do Menor, conversava e trabalhava com todas as entidades assistenciais da cidade, ligadas ou não à Igreja. “Incentivava, estimulava o respeito às bases do Conselho Municipal dos Direitos da Criança. Ela nunca perdeu de vista esse trabalho”, acrescentou Nair, ressaltando que, a pedido da juíza Noeli Reback, iniciou a construção das duas primeiras casas-lares da Pequeno Anjo. “Foi sob a presidência dela e eu como tesoureira que iniciamos a construção das casas, em nome da APAM, até que a juíza montasse uma diretoria especifica para cuidar das casas-lares. Hoje, são quatro casas, mas o início foi sob coordenação dela”, relembra.

Muito atuante, sempre estava disponível. Ainda segundo Nair, Helena Mezzomo integrou a comissão que trabalhou pela construção da Catedral Sant’Ana. Participou durante muitos anos do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (Condae). Representando o Conselho de Leigos, que idealizou e onde ficou por bastante tempo, a pedido de Dom Murilo, viajava muito. “As entidades a procuravam muito para orientações, para mostrar caminhos. Quando a Educação Infantil estava ainda nas mãos de muitas congregações religiosas, ela sempre deu um apoio muito grande a todas elas. Era muito presente e muito ativa. Buscava conhecer, se aprofundar, edificando sempre, somando”, enaltece Nair Serrato.

O sepultamento de ‘dona’ Helena foi nesta quinta-feira (22), às 16 horas, no Cemitério São José. em Ponta Grossa.

Com informações da Diocese de Ponta Grossa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE