Moradores do PR se assustam após água de rio ficar vermelha
Órgão ambiental investigou origem da alteração na cor da água e alertou sobre os riscos
Publicado: 05/10/2024, 15:27
Os moradores de Toledo ficaram surpresos ao ver o Rio Toledo com uma intensa coloração avermelhada próximo à Avenida Maripá e Rua Garibaldi, abrangendo regiões como Vila Pioneiro, Jardim Europa e Vila Paulista, na última quinta-feira (3). Conforme o Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela proteção ambiental no estado, a causa do fenômeno foi o despejo de um produto conhecido como "fumaça líquida", utilizado para dar coloração avermelhada a alimentos defumados, como salames e outros embutidos.
Apesar de não ser altamente tóxico, o corante em altas concentrações pode causar alterações no meio ambiente. Analistas do IAT foram ao local, coletaram amostras da água e identificaram o responsável pelo descarte indevido do produto em uma galeria pluvial. Embora o impacto visual tenha sido significativo, as análises preliminares indicam não haver grande risco à saúde pública ou ao abastecimento de água.
O IAT informou que medidas administrativas serão adotadas contra o proprietário da empresa responsável pelo despejo, que será multado. O órgão também continuará monitorando a região para avaliar possíveis danos à fauna.
Com informações de CGN.