PG lidera o aumento nas vendas do comércio paranaense em 2023 | aRede
PUBLICIDADE

PG lidera o aumento nas vendas do comércio paranaense em 2023

Município acumula incremento de 7,44% nas vendas no primeiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Dos onze setores do comércio, dez apresentam desempenho positivo. Em março, cidade também foi líder estadual

Setor de construção civil puxou o crescimento das vendas da cidade neste primeiro trimestre
Setor de construção civil puxou o crescimento das vendas da cidade neste primeiro trimestre -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O varejo de Ponta Grossa registrou o maior crescimento nas vendas do comércio no Estado do Paraná neste ano de 2023. Dados revelados nesta terça-feira (13), pela pesquisa conjuntural do comércio, realizada mensalmente pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR), apontam que no primeiro trimestre deste ano, o faturamento das lojas físicas do comércio da cidade cresceu 7,44%, apresentando o melhor resultado entre as seis regiões paranaenses avaliadas pela pesquisa. A média estadual foi de um crescimento de 4,01% nas vendas.

Entre as 11 áreas do comércio avaliadas pela pesquisa, apenas uma apresentou retração no trimestre, o setor de vestuário e tecidos, com baixa de 2,1% em relação ao mesmo período em 2022. Os melhores desempenhos na cidade de Ponta Grossa foram dos setores de materiais de construções, com alta de 21,9% em relação ao 1º trimestre de 2022; concessionárias de veículos, com incremento de 19,9%; e calçados, com 18,3%. Também ficaram positivados os setores de combustíveis (15,9% de incremento), autopeças (13,3% de alta), livraria e papelaria (8,6%), óticas/cine/foto/som (5,7%), lojas de departamentos (3,8%), farmácias (2,7%) e supermercados (1,7%).

AQUECIMENTO

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas PG), José Loureiro, reforça que esse desempenho positivo é impulsionado pela alta na construção civil na cidade, que fez as vendas de materiais de construção liderarem no período. “A construção civil está em alta, está aquecida, e ela puxou outros segmentos, porque o setor gera muita mão de obra e injeta muitos recursos na economia, fazendo o dinheiro circular”, destacou Loureiro, reforçando o alto tíquete médio movimentado no setor da construção, e, da mesma forma, o altíssimo tíquete médio das concessionárias de veículos, segundo setor que mais cresceu.

PARANÁ

Entre as regiões do Estado, depois de Ponta Grossa, destaque para o Sudoeste, que cresceu 6,5%, e Curitiba e Região Metropolitana, com alta de 6,2%. No outro extremo da tabela, o único desempenho negativo foi do Oeste, com uma retração de 2,01% nos três primeiros meses deste ano. Na média estadual, os setores que tiveram maior crescimento no faturamento neste ano, em relação a 2022, foram os de autopeças (10%), livrarias e papelarias (9,1%), concessionárias de veículos (8,7%) e combustíveis (8,54%).

Alta mensal também foi a maior 

Na comparação mensal, do mês de março deste ano em relação a março de 2022, o desempenho de Ponta Grossa também foi o melhor entre todas as regiões paranaenses. De acordo com a pesquisa, o crescimento nas vendas foi de 6,16%, percentual superior à média estadual de 2,77% registrada no período mensal. Além de Ponta Grossa, também ficaram positivas as regiões de Londrina, com alta de 5,6%, e Curitiba e Região metropolitana, com 4,5%. Maringá e Sudoeste ficaram estáveis, enquanto que a região Oeste apresentou uma retração de 5,9%.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE