ONU realiza questionário sobre infraestrutura oferecida a caminhoneiros em PG
Questionário feito pelo UNOPS, agência da ONU de infraestrutura, busca levantar informações para projeto de reforma de unidades armazenadoras da Conab em Ponta Grossa, Rolândia, Cambé e Maracaju
Publicado: 02/09/2025, 21:28

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo da ONU especializado em infraestrutura, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Itaipu Binacional, irá aplicar, ao longo do mês de setembro, um formulário de pesquisa sobre percepções da infraestrutura dos pontos de parada e descanso usados por caminhoneiras e caminhoneiras. Os resultados da pesquisa servirão para apoiar a reforma e modernização das unidades armazenadoras de grãos da Conab em Ponta Grossa (PR), Rolândia e Cambé, no Paraná; e Maracaju, no Mato Grosso do Sul.
De acordo com a especialista em gênero, diversidade e inclusão no UNOPS Ana Laura Lobato a primeira parte da pesquisa busca entender melhor a vida na estrada de caminhoneiras/os e como é parar pra descansar nos pontos públicos e privados. A segunda parte busca compreender a relação e experiência dos caminhoneiras/os com as estruturas (acesso, segurança, conforto, estacionamento, ambiente, banheiros e vestiários) específicas da Conab em todo o Brasil.
“Em um projeto de reforma e modernização como este da Conab, a oferta de uma infraestrutura adequada só é possível quando conhecemos as necessidades das pessoas. Muitas vezes, homens e mulheres têm experiências diferentes conforme o tipo de espaço, por isso é fundamental ouvir as pessoas para adequar o ambiente e garantir que todos possam utilizar a infraestrutura com conforto e segurança”, explica a especialista.
A diretora de Operações e Abastecimento da Conab, Rosa Neide, destaca que a escuta é uma etapa essencial para que a Companhia cumpra sua missão de forma cada vez mais inclusiva. “Os caminhoneiros e caminhoneiras são peças fundamentais para a logística do abastecimento no Brasil. Ao ouvir suas demandas e compreender suas realidades, conseguimos planejar melhorias que tornam nossas unidades mais seguras, humanas e adequadas para todos que dependem delas no dia a dia”, afirma.
O formulário pode ser acessado por meio do link e todas as respostas serão confidenciais, sendo necessária apenas a inclusão de uma conta de e-mail para confirmar a veracidade das informações. O cartaz da pesquisa também está disponível na sede da Conab em Ponta Grossa (PR), no Sindicato dos Motoristas de Ponta Grossa (SITROPONTA), nas transportadoras KRM, Transprimo, Costa Teixeira e no complexo de transportadoras ao lado do Posto de Gasolina Torre Alta na BR 376.
Com informações da assessoria de imprensa.