Sanepar é a primeira empresa pública a emitir Título Azul | aRede
PUBLICIDADE

Sanepar é a primeira empresa pública a emitir Título Azul

Os recursos serão alocados em até 24 meses em novas estações de tratamento, armazenamento e abastecimento de água potável, expansão de infraestrutura já existente, entre outros

Recursos captados por meio de títulos blue bond vão financiar atividades que melhoram a gestão dos recursos hídricos
Recursos captados por meio de títulos blue bond vão financiar atividades que melhoram a gestão dos recursos hídricos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a primeira empresa pública de saneamento do País a emitir Título Sustentável e Título Azul em debêntures, que são títulos de crédito aos investidores. A captação de R$ 400 milhões, por meio desses títulos, irá financiar projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A debênture azul, ou blue bond, é um papel alinhado aos Green Bond Principles e movimenta recursos exclusivamente dedicados a financiar atividades que contribuem para a proteção dos oceanos e uma melhor gestão de recursos hídricos. O enquadramento do título como blue bond segue diretrizes da International Finance Corporation (IFC).

Os recursos serão alocados em até 24 meses em novas estações de tratamento, armazenamento e abastecimento de água potável; expansão de infraestrutura já existente; e estações de tratamento de esgoto. Após este prazo, será confirmada a classificação dos títulos sustentáveis e azuis com a verificação dos projetos por empresa independente.

Conforme a certificação, os projetos de saneamento atendem aos princípios Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) e estão alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem-Estar), 6 (Água potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 14 (Vida na Água) da Organização das Nações Unidas (ONU), que define as prioridades globais de desenvolvimento sustentável para 2030.

A aderência das atividades e projetos da Sanepar a esses princípios sinaliza aos investidores e agentes de mercado que o investimento segue padrões adequados de desempenho em sustentabilidade e transparência. Essas referências também auxiliam o mercado a compreender os pontos chave de como um produto financeiro se caracteriza como sustentável.

“A conquista do blue bond nos impulsiona a buscar essa mesma certificação em nossas próximas emissões de debêntures. Isso mostra que a Companhia está 100% alinhada às estratégias ASG. Nossos papeis tornam-se mais atrativos para os investidores, o que nos possibilita consolidar o planejamento de ampliação dos serviços de saneamento no Estado”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.

Em 2023, a Sanepar passou a integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que é o principal indicador de sustentabilidade do mercado. E, em 2022, a Sanepar já havia captado R$ 600 milhões com a emissão de debêntures certificadas como sustentáveis (green e social bonds) por estarem vinculados a projetos de investimentos que promovem benefícios sociais e ambientais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE