Sesa aguarda fim de reforma para implantar Ambulatório Universitário | aRede
PUBLICIDADE

Sesa aguarda fim de reforma para implantar Ambulatório Universitário

Atendimento deveria ter iniciado em março, mas Estado aguarda transferência do imóvel pela Prefeitura de Ponta Grossa

A estrutura do antigo Pronto Socorro Municipal está fechada desde abril do ano passado
A estrutura do antigo Pronto Socorro Municipal está fechada desde abril do ano passado -

Mariana Galvão Noronha

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com expectativa de abrir para  os atendimentos em março de 2023, o Ambulatório Universitário Amadeu Puppi ainda não iniciou as atividades. Em setembro do ano passado, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Prefeitura, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) anunciaram a transferência do imóvel e do atendimento na estrutura do antigo Pronto Socorro Municipal para a universidade, o que deve permitir aumento no número de leitos e na capacidade de atendimento à população de Ponta Grossa e região. Na época, a UEPG informou que a previsão era de início dos atendimentos em março deste ano, data que foi confirmada pela prefeita Elizabeth Schmidt em entrevista ao portal aRede no final de 2022, mas até o momento não se concretizou.

Após a transferência estrutural dos ambulatórios que hoje funcionam no prédio do Hospital Universitário, o Ambulatório ficará encarregado da parte das consultas, enquanto os Hospitais da UEPG se dedicarão exclusivamente ao trabalho assistencial. “Isto levará a um melhor atendimento da população, a uma ampliação de leitos nos nossos hospitais e a um melhor uso dos recursos financeiros estaduais destinados à saúde, suprindo demandas deixadas por outras instituições hospitalares”, defendeu o reitor, na época do anúncio.

Previsão

Questionada pela reportagem do Jornal da Manhã sobre o motivo do atraso e previsão de abertura, a UEPG não respondeu até o fechamento desta edição. A Sesa informou que o imóvel encontra-se, atualmente, sob gestão municipal e será transferido da prefeitura de Ponta Grossa para a UEPG após a conclusão das obras de reforma.

A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa, que afirmou: “os trabalhos estão dentro do cronograma e devem ser finalizados em breve, devendo, em pouco tempo, ser iniciados ali procedimentos de instalação do Ambulatório Universitário”, sem informar a previsão para início dos atendimentos no local.

A estrutura do antigo Pronto Socorro Municipal está fechada desde abril do ano passado, quando a Vigilância Sanitária alertou o Poder Executivo sobre irregularidades na unidade hospitalar. Os pacientes foram transferidos e o local foi fechado para obras no telhado, parte elétrica e hidráulica. Desde então, o atendimento de urgência e emergência acontece exclusivamente nas UPAs Santana e Santa Paula.

Rede está sobrecarregada

O vereador Geraldo Stocco, relator da CPI da Saúde em 2022 , avaliou que o sistema de saúde de Ponta Grossa sofreu com o fechamento do Hospital Municipal e também a falta de médicos em Unidades de Saúdes nos bairros,  questões que foram apontadas no relatório final da CPI. “Penso que a abertura do Ambulatório, gestado pela UEPG, traga uma melhoria constante.  A sobrecarga nas UPAs é fruto destes acontecimentos que pioraram o atendimento de saúde em PG nos últimos meses. Precisamos de medidas imediatas que amenizem os efeitos negativos”, avalia Stocco

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE