1º BPM relembra patrono e entrega medalhas | aRede
PUBLICIDADE

1º BPM relembra patrono e entrega medalhas

Solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), no quartel do bairro da Ronda

Evento ocorreu na manhã desta quarta-feira no quartel de Ponta Grossa
Evento ocorreu na manhã desta quarta-feira no quartel de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Para celebrar a memória do Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, Patrono da Polícia Militar do Paraná, o 1º BPM realizou uma solenidade na manhã desta quarta-feira (17) em Ponta Grossa. O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares do Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, familiares e amigos, embalados pelos acordes da Banda de Música do 13º Batalhão de Infantaria Blindado. Durante a solenidade, reconhecendo o heroísmo, a abnegação e os bons serviços prestados por Oficiais e Praças da Corporação, integrantes da Polícia Militar foram condecorados com medalhas.

Dentre as medalhas entregues, a “Medalha Policial-Militar” de bronze, de prata e de ouro, concedidas aos milicianos que completaram, respectivamente, 10, 20 e 30 anos de serviço, a medalha “Heróis dos Campos Gerais”, que representa o reconhecimento aqueles que prestam relevantes serviços à segurança pública nos municípios que compreendem a área de atuação do 1º BPM e a “Medalha Coronel Sarmento”, constituindo-se como a maior honraria da corporação, que tem por finalidade condecorar militares e civis que mais se destacaram em favor da causa pública.

História

Joaquim Antônio de Moraes Sarmento nasceu em 17 de maio de 1882, no Ceará, e desde muito jovem expressava vocação para a carreira militar. Em 1907, após ter dado baixa no Exército como 1º Sargento, ingressou nas fileiras da Corporação, na chamada 1ª Companhia do Regimento de Segurança. Em 1908 foi promovido ao posto de Alferes. Durante o Combate do Irani, em 22 de outubro de 1912, foi ferido gravemente por um golpe de facão que o fez perder o olho direito e o marcou com a cicatriz do cumprimento do dever. Diante do destaque na atuação durante a Revolta de 1924, foi promovido por Ato de bravura, em 1925, a major. Continuou ascendendo na carreira alcançando a promoção a Tenente-Coronel e por fim, em 1926, atingiu o último posto quando foi promovido a Coronel. Participou ativamente de todas as operações revolucionárias entre os anos de 1912 e 1926. Quis o destino que findasse a sua vida em 1934, em uma data marcante, 21 de abril, mesma data da morte de Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes. Durante a sua briosa carreira, teve atuação marcante em batalhas históricas deixando o seu legado como um líder sábio, competente e corajoso o tornou Patrono da Polícia Militar do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE