PG terá manifestação por segurança nas escolas nesta segunda | aRede
PUBLICIDADE

PG terá manifestação por segurança nas escolas nesta segunda

Mobilização para a manifestação acontece em um grupo de Whatsapp. Ideia foi criada por uma estudante e sua prima, que é mãe e tem filhos na escola

Mobilização está prevista para acontecer em frente à Prefeitura de Ponta Grossa, a partir das 13h desta segunda-feira (17)
Mobilização está prevista para acontecer em frente à Prefeitura de Ponta Grossa, a partir das 13h desta segunda-feira (17) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma manifestação contra os ataques em escolas está prevista para acontecer em Ponta Grossa nesta segunda-feira (17). A “Manifestação pela Segurança” está sendo organizada em um grupo no WhatsApp, criado na última quarta-feira (12), que já possui mais de 600 participantes. O encontro dos manifestantes está previsto para acontecer em frente à Prefeitura de Ponta Grossa, das 13h às 18 horas.

Na descrição do grupo criado, há o convite para alunos e pais participarem. “Chegou a nossa hora. Você aluno que está com medo do que está acontecendo, você mãe de adolescente e crianças, precisamos nos unir” diz. Na descrição interna, há o reforço pela necessidade de cuidados com a vida dos estudantes. “Segurança das nossas crianças em Primeiro Lugar”. A meta é reunir o máximo possível de pessoas com esse propósito.

A reportagem do Portal aRede conversou com a idealizadora do movimento, que preferiu não ser identificada. Ela é estudante de um colégio estadual de Ponta Grossa e revelou que a ideia de fazer a mobilização surgiu a partir do temor dela e de sua prima, que é mãe, e tem filhos em escola. “Estávamos muito preocupadas pela minha segurança e das crianças dela, então decidimos criar a manifestação para nós, estudantes, ter mais segurança no colégio”, revelou.

A ideia foi tomando forma, e além da prima e do primo da estudante, outras pessoas se prontificaram a ajudar a divulgar a manifestação. Hoje, o grupo possui vários ‘administradores’ e as regras ressaltam que não se trata de um ato político: a primeira das regras é a proibição de falar sobre política. A própria estudante reafirmou à reportagem que é uma manifestação conduzida por estudantes e pais, ou seja, pela comunidade, sem políticos envolvidos. Também entre as regras do grupo está “não compartilhar mensagens falsas ou enganosas”, e “manter o foco no propósito original do grupo sobre a manifestação”.

No grupo, várias ideias são debatidas, como por exemplo a instalação de alarmes de segurança, acionados por botão de pânico, e a instalação de câmeras de segurança. Interessados em ingressar no grupo podem clicar no link: https://chat.whatsapp.com/LHRASgn1YCB2fh0z9ZBa9B 

Prefeitura anunciou medidas

No final da tarde desta sexta-feira (14), a Prefeita Elizabeth Schmidt anunciou uma série de medidas de segurança para escolas e CMEIs. As ações incluem adequações nos protocolos da Guarda Civil Municipal, vistorias e identificação de pontos vulneráveis nas instituições, qualificação de equipes, monitoramento por câmeras, rotinas de segurança nas entradas e saídas com registro de acesso e identificação facial, além da criação do Observatório da Criança e do Adolescente, órgão destinado ao suporte e acompanhamento de políticas públicas de segurança.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE