No Sábado de Aleluia, 'Judas' é visto no Lago de Olarias em PG | aRede
PUBLICIDADE

No Sábado de Aleluia, 'Judas' é visto no Lago de Olarias em PG

Boneco faz parte de tradição milenar da Páscoa; porém, diferente da tradição, Judas ponta-grossense estava 'tranquilo' nesta manhã

Boneco foi colocado sentado em frente ao letreiro da cidade
Boneco foi colocado sentado em frente ao letreiro da cidade -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma tradição antiga da comunidade católica brasileira, trazida pelos colonizadores europeus para a América Latina, não foi deixada de lado neste Sábado de Aleluia (8) em Ponta Grossa. Pouco antes das 9 horas da manhã, moradores viram o boneco de Judas, apóstolo que segundo a tradição bíblica traiu Jesus Cristo, 'sentado' em frente a um letreiro do Lago de Olarias.

"Não tinha ninguém malhando ele, de qualquer forma achei interessante por se tratar de uma tradição antiga e que hoje em dia é difícil ver", disse a moradora Emelize Bianchi, que enviou a imagem do Judas para o portal aRede. "Tava bem arrumadinho", brincou a moradora, contando que o boneco chamou a atenção de muita gente que corria ou passeava pelo local.

Tradição

'Malhar Judas' é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas, que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. Também realizada em diversos outros países além do Brasil, sempre no Sábado de Aleluia - data que antecede a Páscoa e vem logo após a 'Sexta-Feira Santa', ela simboliza a morte de Judas Iscariotes.

A tradição consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia. Porém, diferente da milenar tradição, aparentemente o 'Judas do Lago' vai tirar uma soneca tranquila neste sábado frio em Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE