PG é a 4ª cidade que mais gera emprego no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

PG é a 4ª cidade que mais gera emprego no Paraná

Somente em fevereiro, saldo do emprego ficou positivo em 619 postos de trabalho, enquanto que no acumulado dos últimos 12 meses (março de 2022 a fevereiro de 2023) foram criadas 3,7 mil vagas

O setor industrial ficou positivo em Ponta Grossa e no Estado do Paraná
O setor industrial ficou positivo em Ponta Grossa e no Estado do Paraná -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa foi uma das cidades que mais gerou vagas de emprego no Estado do Paraná no mês de fevereiro. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (29), pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, indicam que o saldo de 4.829 admissões e 4.210 demissões resultou na criação de 619 novas vagas de emprego. Foi o sexto melhor resultado do Paraná para o período, à frente de São José dos Pinhais, e atrás de Cascavel, Toledo, Maringá, Londrina e Curitiba. No acumulado dos últimos 12 meses, a cidade registra o quarto melhor saldo, com 3,7 mil postos criados.

Entre os cinco setores da economia, quatro ficaram positivos e apenas um registrou demissões. O que mais gerou contratações formais novas foi o de serviço, com um saldo de 499 no último mês. Logo depois apareceu o setor de construção, com 126 novas vagas criadas, e a indústria, com um saldo positivo de 40 postos de trabalho. A agropecuária criou 30 postos. Já o comércio ficou negativado devido ao fechamento de 76 vagas, número ainda visto como ‘normal’, tendo em vista os contratos temporários de fim de ano – e janeiro é o mês de férias para diversos funcionários, que são ‘substituídos’ pelos temporários.

Dentro do setor de serviços, os quatro subgrupos geraram vagas de emprego. O líder foi a administração pública, que ampliou em 219 o número de contratados. Esse ramo foi seguido pelo subgrupo de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias e administrativas, com 151 postos. Também ficaram positivos os setores de alojamento e alimentação, com 44 postos, e outros serviços, com 17 novas vagas criadas. 

Em qualquer cenário comparativo apresentado pelas tabelas do Caged, Ponta Grossa está no Top 10 do emprego estadual, seja no levantamento do acumulado do ano ou no levantamento do acumulado dos últimos 12 meses. Somados os meses de janeiro e fevereiro, o saldo é positivo em 797 (9,3 mil admissões e 8,5 mil demissões), número que coloca Ponta Grossa na oitava posição estadual e recupera as 796 vagas perdidas em dezembro de 2022. No acumulado de um ano, ou seja, de março de 2022 a fevereiro de 2023, o saldo é de 3.758, valor que é o quarto melhor do Paraná, atrás apenas dos valores acumulados por São José dos Pinhais, Londrina e Curitiba. 

Paraná e Brasil

O Paraná terminou o mês de fevereiro com um saldo positivo de 24.081 empregos com carteira assinada, de acordo com os dados do Caged. O resultado faz do Estado o mais bem colocado da região Sul e o terceiro do Brasil, com um crescimento de mais de 250% em relação ao saldo de janeiro, quando houve a abertura de 6.792 vagas de trabalho formal. Em nível nacional, o Paraná ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, estados mais populosos, que tiveram um saldo de 65.356 e 29.983 vagas, respectivamente. Dos 399 municípios paranaenses, 304 tiveram saldo positivo, o que equivale a 76% de todas as localidades. No Brasil, 241.785 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês – em janeiro, foram criados 84.571.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE